Livros da infância (1960-1970): Tempos bons, tabuada e Circo de sílabas: aprendi a ler.

Sinopse
Tempos bons, a tabuada e Circo de sílabas: aprendi a ler. Alguns pequenos amigos livros nos marcam na infância. A escola foi a novidade, depois virou a rotina. Com seu fantoche me atraia, mas,no calor tropical, me entediava com as lições no quadro ou lousa. E ficar de castigo? Pulei a janela e me fui para casa.E não esqueci da primeira e das professoras do primárias. Chorei quando a Prof ª Maria disse que ia se casar... Toda a turma chorou...E os primeiros livros da biblioteca, que encantos e cores. E no recreio, sentia o cheiro do mingau, arroz doce, canjiquinha, etc. Isso sim era a alimentação!A primeira escola, no recreio, veio da rua uma pedra que me acertou a testa, como doía, meu Deus! E em outra escola, ao sair, encontrei uma caixa de papelão, apoderei-me dela para que... ? Mas, de repente, veio atrás de mim, um outro guri negro que exigia a caixa para ele... E eu não quis entregar! E ele estava com um pau galho de árvore seco e o bateu em meu braço esquerdo, que doeu muito. Cai na rua de dor... E ele saiu andando com a caixa... Depois mais tarde, alguns anos o reconheci, mas já não havia mais ódio... Já tinha perdoado a ele. E na segunda escola, minha irmã mais velha, Auxiliadora levava recando para minha mãe:- Seu filho não estuda, brinca em sala, não faz tarefa... - disse a professora. E eu de joelho na ponte da Cadeia, pedi a minha irmã que não falasse, pois não iria fazer mais aquilo. E ela não avisou a minha mãe, porque a brava mãe ia bater e muito.
Autor:
J B Pereira
Formato:
rtf
Tamanho:
14 MB
Ano:
2020
Enviado por:
J B Pereira
Enviado em:
22/10/2020
Classificação:
seguro