VuJonga - cadernos literários 28 |

Sinopse
VuJONGA edição nº 28 de 21 de Junho 2020, Domingo. MAGAZINE CULTURAL com ligações electrónicas directas – || (em preparação ‘VuJonga magazine’ em áudio e vídeo)||| NESTA EDIÇÃO: CAPA-POSTER ESPECIAL – EXEMPLAR ÚNICO ||| ||| – “Oh! trato desumano, em que a mercancia são homens!” (in PADRE ANTÓNIO VIEIRA, Sermão XXVII Bahia - Brazil,1633) || - Injustiçarem Logo… A Mim?! Que Nos Meus Sermões Em 1633 (século XVII) Denunciei A Escravidão Africana… E Os Infernos Dos Engenhos De Açúcar… Pretextos Do Busca-Pão Europeu!? ||| [Nota da edição: texto ficcionado na capa, a propósito do ‘segundo ataque’ em Junho 2020, à estátua do Pe Antº Vieira no Largo Trindade Coelho em Lisboa, Portugal. ||| Tratou-se de um ‘protesto simbólico’ contra a História colonial da escravatura na onda viral de manifestações mundiais contra o racismo na sequência do assassinato do afro-americano George Floyd, por um policial euro-americano em Minneapolis, EUA. O acto foi passivamente testemunhado pelos colegas policiais, presentes, como é do conhecimento público. ||| Por outro lado, em relação à estátua do Pe António Vieira, o primeiro ‘protesto anti-colonial,’ frente à mesma, aconteceu em Junho 2017 após erigida pela entidade Municipal de Lisboa em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia.] ||| Mais informação em jornal 'Público', 11 de Junho 2020. Lisboa. Portugal. «“RACISMO” – “Descoloniza”: Estátua de Padre António Vieira, vandalizada em Lisboa»
Autor:
VuJonga e Diversos
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
2020
Enviado por:
VuJonga
Enviado em:
24/09/2020
Classificação:
seguro