#MEMESdeINTERNET na escola: por uma formação do ciberleitor crítico responsivo

Sinopse
O Ebook #MEMESdeINTERNET na escola: por uma formação do ciberleitor crítico responsivo é um recorte de minha dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Diversidade – MPED, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Teve como objetivo potencializar o letramento digital crítico dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental por meio de práticas de multiletramentos que fizessem sentido na formação do ciberleitor multiletrado. Também, apresentou como finalidade discutir sobre as representações do contexto cultural desses textos, principalmente do gênero discursivo memes de internet, o lugar e o papel social dos interlocutores enquanto lautores desses textos. Para atingir os objetivos, utilizamos como dispositivo a Sequência Didática Interativa, que oportunizou o diálogo de práticas escolares com vivências trazidas pelos aprendizes, no sentido de refletir sobre potencialidades dos textos digitais nas ações discursivas desses sujeitos. Nesse sentido, utilizou-se como abordagem conceitual o Círculo Hermenêutico-Dialético, que tem a dialogicidade como eixo condutor.
Autor:
Professora Maria Jeane e Drª Úrsula Cunha Anecleto
Formato:
pdf
Tamanho:
14 MB
Ano:
2020
Enviado por:
Professora Maria Jeane
Enviado em:
30/07/2020
Reeditado em:
30/07/2020
Classificação:
seguro