BAÚ DE HAICAIS

Sinopse
Haicais são poemas de origem japonesa que têm inspiração nos koans zens. Koans são frases curtas que procuram descrever inspirações espirituais que iluminam a mente dos praticantes do zen budismo e constituem a sabedoria dessa forma de filosofia ou religião. É uma forma de poesia desenvolvida no Japão a partir do século VII da era cristã e que resume o espírito japonês, ligado á tradição, á concisão do falar e ao pragmatismo da ação. O maior representante da poesia haicai é Matsuo Bashô, que viveu no século XVII e nos deixou uma verdadeira coletânea de haicais muitos significativos e profundamente impactantes, em termos de inspiração poética.No Brasil, o haicai teve ingresso através de um trabalho pouco pretensioso de Monteiro Lobato, mas que logo caiu nas graças de grandes poetas brasileiros e principalmente dos modernistas. Hoje, o haicai é um dos tipos mais amados de poesia entre os poetas brasileiros pela concisão e pela musicalidade de sua forma. Esse nosso livrinho retrata a nossa aventura por esse tipo de poema, esperando, mais que tudo, proporcionar um carinho poético aos nossos leitores.
Autor:
João Anatalino
Formato:
docx
Tamanho:
121 KB
Ano:
2019
Enviado por:
João Anatalino
Enviado em:
06/05/2019
Classificação:
seguro