PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE DIADEMA 2012-22, acertos e tropeços cinco anos após sua idealização
Sinopse
A proposta, quase, porém não única e exclusiva desse trabalho de pesquisa é relatar por meio de uma narrativa crítica, histórica e de maneira mais assertiva possível quais foram os desdobramentos práticos e equívocos cometidos pela Secretaria de Cultura de Diadema desde a publicação inicial do seu Plano Municipal de Cultura (PMC) em 2012 até a data da 8a Conferência Municipal realizada no dia 08 de abril de 2017.
Com o apoio de análises dissertativas de pesquisadores anteriores que discorreram sobre o tema, quando ainda havia um grande otimismo sobre o protagonismo dos profissionais de cultura da cidade, agora tenho a meu favor cinco anos de história que correspondem exatamente a metade do período pelo qual o plano percorreu parte de seu processo de desenvolvimento. Após essas provocações, analiso as dificuldades externas, internas, socioeconômicas e políticas para a implementação do PMC.
Em especial, apresento apontamentos sobre a temida descontinuidade nos processos e projetos de longo prazo, que tem gerado um rápido retrocesso nas expectativas e ações do agentes e trabalhadores da cultura. Afetando toda a sociedade antes atendida e provida dessas utopias, imaginários, relações sociais e programas culturais que caminhavam a passos curtos, porém perenes para sua estruturação institucional e validação entre os munícipes, artistas, servidores, produtores culturais, acadêmicos e formuladores de políticas do município de Diadema.
- Autor:
- José Luís de Freitas
- Formato:
- Tamanho:
- 417 KB
- Ano:
- 2018
- Enviado por:
- José Luís de Freitas
- Enviado em:
- 21/04/2019
- Classificação:
- seguro