DA ESCULTURA POETÍCA À ARQUITETURA DIVINOPOLITANA COMO SABERES EM ARTICULAÇÃO

Sinopse
As Correntes Críticas do Século XX, DELAC/UFSJ._Os poemas de Sebastião Milagre como poeta moderno tem essa versatilidade à medida que sua poética dialoga com a modernização da sua cidade e seus paradoxos como poluição, consumismo, além de posicionar-se contra a ditadura militar no Brasil e sua escultura poética vislumbrar a arquitetura moderna que acontece como processo abrupto.Carlos Lemos situa a arquitetura brasileira (2003) tem três tipos: a colonial, a barroca e a contemporânea. A partir de Le Corbusier, a arquitetura não mais se restringiria ao gosto do senso comum, mas formataria novos caminhos apara a máquina de morar. A arte deco a partir dos anos 1930 vai ser valorizada no Brasil, em expressão como O viaduto da Boa Vista. Com a ascensão política de JK, Lucio Costa esboça o formato de avião para Brasília, a execução cabe a Oscar Niemeyer. Este já havia feito alguns trabalhos da Pampulha em Belo Horizonte. Então consolidava a tendência plástica ou construtivista. Depois com João Batista Vilanova Artigas, natural de Curitiba (1915), formado em Arquitetura em São Paulo em 1937, o brutalismo era uma nova versão do concretismo. A plasticidade do concreto armado como protagonista que interliga espaços... _ CASTRIOTA. Leonardo Barci e MACHADO, R. Palhares. (Orgs.) Saberes Articulados de Aristides Salgado dos Santos. IAB-MG/ IEDS – Belo Horizonte, 2008, 124 p._ http://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/089_M14_RA-DocumentacaoDeUmaTrajetoria-ART_leonardo
Autor:
J B Pereira
Formato:
rtf
Tamanho:
117 KB
Ano:
2010
Enviado por:
J B Pereira
Enviado em:
25/01/2019
Classificação:
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