Passarinho Passará - Zé da Manga
Sinopse
Décio Machado poderia dispensar apresentações, não fora a necessidade de salientar alguns aspectos marcantes de suas obras, nesta também presente, o que, entre outras coisas, revela coerência e fidelidade a sua vocação literária.
Aqui, igualmente, se observa a extrema preocupação em exaltar a beleza dos relacionamentos e dos afetos mais profundos.
Mesmo quando a narrativa ameaça tornar-se algo simplista, o autor libera a sua visão poética das coisas, a poesia transbordando das ações do cotidiano, emergindo das páginas, mesmo literalmente falando, pois dentro dessa prosa sadia estão inseridos poemas encantadores.
“Passarinho Passará” não é, como pode parecer, leitura para o público infanto-juvenil, mas para todos os leitores, de qualquer faixa etária, que preservem a candura da infância ou busquem ansiosamente recuperá-la, uma vez que somente pelo resgate da criança engaiolada pela materialidade do mundo pode o homem abrir asas para os altos voos do espírito.
“Passarinho Passará” pode nos ajudar a fugir da gaiola aprisionante, mas mesmo alçando voo na liberdade, ele próprio não passará, mas permanecerá para sempre na memória do leitor, cantando os eternos trinados da exaltação à inocência e à beleza.
Osman Pedrosa Ribeiro
Niterói, 9 de junho de 2009
- Autor:
- Decio Machado
- Formato:
- Tamanho:
- 669 KB
- Ano:
- 2014
- Enviado por:
- AGLAC
- Enviado em:
- 30/05/2018
- Classificação:
- seguro