O CURRÍCULO ESCOLAR E O USO DO VÍDEO EM SALA DE AULA
Sinopse
A presente pesquisa teve por objetivo analisar uma prática de ensino que se utiliza de vídeos como recurso didático inserido no currículo, independentemente do nível de escolarização. A metodologia utilizada foi à abordagem exploratória. O estudo ocorreu em duas etapas distintas: na primeira buscou-se conhecer a opinião dos professores; na segunda etapa os alunos foram submetidos a um questionário. A análise dos dados e depoimentos dos entrevistados mostra que a utilização de vídeos é importante e possibilita um melhor aprendizado. De igual modo, contribuiu para o aprendizado dos alunos em várias questões. O estudo destacou a aplicabilidade do vídeo e, especificamente de vídeos online – como instrumento muito útil no processo de motivação e facilitação da aprendizagem. As discussões sobre as formas de percepção da realidade social, objetivação e apropriação das tecnologias no espaço escolar, enquanto resultantes de um processo cultural, fizeram das teorizações de Peter Berger, Durkheim e Pierre Lévy, referenciais analíticos fundamentais para o desenrolar desse estudo. Trata-se da análise das condicionantes tecnológicas de apropriação das TIC no processo ensino-aprendizagem e virtualização.
- Autor:
- FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
- Formato:
- Tamanho:
- 3 MB
- Ano:
- 2007
- Enviado por:
- FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
- Enviado em:
- 30/10/2017
- Reeditado em:
- 30/10/2017
- Classificação:
- seguro