GRAMÁTICA DE WAGNER

Sinopse
Esta Gramática não caiu pronta do céu. Ela não é a Gramática Normativa, mas é a Gramática de Wagner. Nasceu da necessidade de comparar a variante linguística culta com a variante coloquial e a partir daí ajuntar as regras descritas, prescritas e normatizadas na Gramática Tradicional da Língua Portuguesa e trazer aos falantes, aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, bem como dos cursinhos preparatórios para o processo seletivo e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Decidi tomar o que há de mais excelente nas outras gramáticas e as discussões mais relevantes que tive no curso de Letras na Universidade Estadual de Montes Claros MG e colocar aqui nesta "minha" gramática. O profissional do ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa gostará muito desta minha gramática porque ela é de linguagem simples, próxima da oralidade, traz exemplos e situações cotidiano e elenca não aquelas regras exaustivas da gramática tradicional e sim aquelas realmente necessárias e com que os falantes, escritores, alunos e "concurseiros" deparam-se no eterno drama da aplicação da norma culta nos ambientes onde ela deve predominar. Esta gramática minha não está pronta. Ela pode ser completada, criticada, aprimorada e preenchida pelos falantes, escritores e alunos de boa vontade. Isso só vai enriquecer a minha busca pela Gramática perfeita. Boa Leitura! Bons estudos!
Autor:
WAGNER A S CHAVES
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2016
Enviado por:
WAGNER A S CHAVES
Enviado em:
15/08/2016
Classificação:
seguro