A PRÁXIS DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO E SEU PAPEL EDUCATIVO: uma reflexão da prática
Sinopse
O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações do profissional bibliotecário na perspectiva da práxis voltado para o processo educativo, levando em consideração o conjunto de transformações pelo qual vem passando a Biblioteconomia, desde a sua antiguidade aos dias atuais. Para tanto, foi investigado se o profissional em questão pode atuar como educador e quais estratégias pode utilizar para que suas ações sejam verdadeiramente educativas. Assim, buscou-se primeiro apresentar a sociedade contemporânea e sua relação com a biblioteca – a universitária em destaque –, dando ênfase aos modelos econômicos e suas implicações no mundo do trabalho. Em seguida, é investigado o papel educativo da biblioteca e do bibliotecário, com importante enfoque na information literacy, tomando como principal referencial teórico a Professora Elizabeth Adriana Dudziak. Por fim, são avaliadas as ações do bibliotecário na perspectiva da práxis, tomando como referência a abordagem dada pelo filósofo espanhol, naturalizado mexicano, Adolfo Sánchez Vásquez em sua obra “Filosofia da práxis”, de 1977. Espera-se subsidiar o bibliotecário em suas práticas cotidianas, estimular uma reflexão por parte do bibliotecário acerca da sua prática, reforçar sua consciência quanto à sua função social e estimular outros estudos que ampliem este.
- Autor:
- LUCIANA OLIVEIRA
- Formato:
- Tamanho:
- 292 KB
- Ano:
- 2007
- Enviado por:
- LUCIANA OLIVEIRA
- Enviado em:
- 20/07/2007