PERFIL CRIATIVO DOCENTE-DISCENTE: INFLUÊNCIA NO ENSINO, HABILIDADES E ATITUDES DA ENFERMAGEM[ Este t
Sinopse
Este artigo está publicado na íntegra em http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/666/284
Título: PERFIL CRIATIVO DOCENTE-DISCENTE: INFLUÊNCIA NO ENSINO, HABILIDADES E ATITUDES DA ENFERMAGEM
Autores: Onã Silva, Elioenai Dornelles Alves (in memoriam), Maria Cristina Soares Rodrigues
RESUMO
Objetivo: analisar o perfil criativo de docentes e discentes do ensino superior de enfermagem e a influência no cuidar. Metodologia: estudo exploratório-descritivo desenvolvido em dois Cursos de Graduação de Enfermagem, Distrito Federal. Definiu-se a questão norteadora: quais as características criativas relatadas por professores e estudantes de curso superior de enfermagem? Enquadramento conceitual oriundo de Teorias da criatividade. Coletaram-se os dados aplicando um questionário contendo várias características. Realizaram-se análises estatísticas. Resultados: as características do perfil criativo destacadas foram Curiosidade, Espontaneidade e Persistência. Conclusão: o ensino que promove a expressão criativa docente-discente desenvolve o potencial criador, bem como habilidades e atitudes cuidativas.
Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Criatividade; Aprendizagem; Habilidade.
Key words: Nursing; Higher Education; Creativity; Learning; Aptitude.
Palabras clave: Enfermería; Educación Superior; Creatividad; Aprendizaje; Aptitud.
- Autor:
- Onã Silva A Poetisa do Cuidar, Elioenai Dornelles Alves e Maria Cristina Soares Rodrigues
- Formato:
- Tamanho:
- 707 KB
- Ano:
- 2016
- Enviado por:
- Onã Silva A Poetisa do Cuidar
- Enviado em:
- 24/06/2016
- Reeditado em:
- 11/07/2016
- Classificação:
- seguro