PERFIL CRIATIVO DOCENTE-DISCENTE: INFLUÊNCIA NO ENSINO, HABILIDADES E ATITUDES DA ENFERMAGEM[ Este t

Sinopse
Este artigo está publicado na íntegra em http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/666/284 Título: PERFIL CRIATIVO DOCENTE-DISCENTE: INFLUÊNCIA NO ENSINO, HABILIDADES E ATITUDES DA ENFERMAGEM Autores: Onã Silva, Elioenai Dornelles Alves (in memoriam), Maria Cristina Soares Rodrigues RESUMO Objetivo: analisar o perfil criativo de docentes e discentes do ensino superior de enfermagem e a influência no cuidar. Metodologia: estudo exploratório-descritivo desenvolvido em dois Cursos de Graduação de Enfermagem, Distrito Federal. Definiu-se a questão norteadora: quais as características criativas relatadas por professores e estudantes de curso superior de enfermagem? Enquadramento conceitual oriundo de Teorias da criatividade. Coletaram-se os dados aplicando um questionário contendo várias características. Realizaram-se análises estatísticas. Resultados: as características do perfil criativo destacadas foram Curiosidade, Espontaneidade e Persistência. Conclusão: o ensino que promove a expressão criativa docente-discente desenvolve o potencial criador, bem como habilidades e atitudes cuidativas. Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Criatividade; Aprendizagem; Habilidade. Key words: Nursing; Higher Education; Creativity; Learning; Aptitude. Palabras clave: Enfermería; Educación Superior; Creatividad; Aprendizaje; Aptitud.
Autor:
Onã Silva A Poetisa do Cuidar, Elioenai Dornelles Alves e Maria Cristina Soares Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
707 KB
Ano:
2016
Enviado por:
Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Enviado em:
24/06/2016
Reeditado em:
11/07/2016
Classificação:
seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.