MUTUM

Sinopse
Mutum foi escolhido como nome de minha quarta obra poética, na atitude de homenagear tão amazônica ave, tão pouco prestigiada diante dos pássaros internacionais! Pra quê a águia? Pra quê o falcão? Sou mais o mutum local. Talvez este elaborado reflita minha fase de questionador da Globalização e de seus efeitos. Etapa esta de aprendiz de escritor que vem sendo polida desde 2013, com o contato mais detalhado da obra do educador Paulo Freire, do Geógrafo Milton Santos, do francês filósofo Edgar Morin, do professor marajoara José Varella e por aí vai. Não que não me interessasse anteriormente, sim estava com estes sentimentos para mover-me pelos rios da Amazônia, só não sabia que fazia o debate sobre Desenvolvimento Local. E ali, de butuca, tentei dar pitadas líricas ao que concluía, sal que dá gosto à luta que detemos nós os socioambientalistas, açúcar para enfrentar os amargos de tantos desgovernos e ganâncias dos “lucrosos” (desculpe os tuberculosos pelo uso de seu sufixo), doentes pelo dinheiro, esperança que haja justiça para os que tombam diante dos assassinos de gerações inteiras. Sinceramente não sei o caminho a percorrer, só não quero ir sozinho. Teremos mais chances juntos de chegar ao melhor de amanhã.
Autor:
Pantoja Ramos
Formato:
pdf
Tamanho:
462 KB
Ano:
2015
Enviado por:
Pantoja Ramos
Enviado em:
02/09/2015
Reeditado em:
19/03/2017
Classificação:
seguro