As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de Enfermagem - estudo comparativo e mul
Sinopse
Resumo: Introdução – Investigações relacionadas à cultura dos cuidados precisam colocar a criatividade no temário científico. Na ciência da enfermagem existem poucos estudos na temática devido à ênfase investigativa clínico-tecnicista. Objetivo geral – Caracterizar a fisionomia expressivo-criativa na formação de enfermeiros em dois Cursos de Graduação do Distrito Federal-Brasil, sendo um público e outro particular, e a relação com a produção do cuidado integral, mediada por Teorias da criatividade e do Ser Humano Unitário. Método – Estudo exploratório, descritivo e analítico, de natureza quali-quantitativa. Definiu-se a questão norteadora: na opinião de professores e alunos, em que extensão o Curso de Graduação em Enfermagem favorece o desenvolvimento e a expressão da criatividade dos atores educacionais, considerando o enfoque multifatorial: atuação docente, nível de criatividade e barreiras? Referente ao enquadramento conceitual, baseou-se na Ciência do Ser Humano Unitário, Teoria Geral para o Desenvolvimento da Produtividade Criativa em Jovens, Teoria Sistêmica da Criatividade. O período de coleta de dados ocorreu de agosto de 2013 a maio de 2014. Os cenários da pesquisa foram representados por dois Cursos
- Autor:
- Onã Silva A Poetisa do Cuidar
- Formato:
- Tamanho:
- 8 MB
- Ano:
- 2015
- Enviado por:
- Onã Silva A Poetisa do Cuidar
- Enviado em:
- 20/06/2015
- Classificação:
- seguro