CRONICAS DA CIDADE AMADA

Sinopse
Mogi das Cruzes já fez mais quatrocentos e cinquenta nos e todas as homenagens lhe devem ser prestadas. Esta é a forma que encontrei de fazer a minha, reeditando, com algumas modificações e acréscimos, estes meus contos e crônicas que falam das pessoas com quem convivi na minha infância e juventude. Na verdade, são contos memoriais. A maioria dos personagens aqui citados são pessoas reais, que viveram, e alguns ainda vivem em Mogi das Cruzes. As situações em que elas são citadas também são, em sua maioria, mas foram tratadas com a licença poética necessária para dar formato ao estilo que eu quis utilizar na obra. Assim, em alguns momentos, o leitor terá em mãos um prosa poética, como como Os Meninos da Bráz de Pina, o Jovem Trabalhador ou o Diploma. Outros, como Marcelino, Pão e Vinho, E Agora João, são contos memoriais, nas quais coloquei um pouco de molho para lhes dar um gosto literário que os tornasse palatável para o gosto do leitor comum. Alguns destes contos foram escritos em forma de prosa poética para dar a eles um pouco de estilo. Em outros, a realidade foi temperada com um pouco de imaginação para adquirirem um pouco de sabor literário. Mas ainda assim, penso que eles não perdem a característica de memoriais. Assim, presto a minha homenagem á cidade que me viu crescer, tornar-me adulto e amadurecer. E com ela a minha gratidão.
Autor:
João Anatalino
Formato:
docx
Tamanho:
190 KB
Ano:
2010
Enviado por:
João Anatalino
Enviado em:
30/05/2014
Reeditado em:
18/05/2020
Classificação:
seguro