NO ESPELHO DA BIOÉTICA: vulnerabilidades das pessoas que vivem com HIV/Aids (completo)

Sinopse
NO ESPELHO DA BIOÉTICA CRÍTICA: A IMAGEM REFLETIDA DAS VULNERABILIDADES DAS PESSOAS QUE VIVEM-CONVIVEM COM HIV/AIDS Onã SilvaResumoIntrodução: no espelho da bioética existem vulnerabilidades que atingem àqueles que vivem e convivem com o HIV/Aids. A construção social da doença depara-se com representações e moralidades relacionadas às práticas sexuais, valores, mitos e crenças, gerando discriminação, preconceito e implicações bioéticas. Objetivo: identificar os principais conflitos bioéticos e os estressores desenvolvidos pelas pessoas que vivem-convivem com o HIV/Aids e as formas de enfrentamento do diagnóstico positivo, em publicações brasileiras. Descrição metodológica: delineou-se o ensaio fundamentado na Teoria da Inspiração Feminista. Realizou-se busca das referências, principalmente, na base de dados Scientific Eletronic Library On-line (SciELO). Elaboram-se quatro categorias analíticas: Construção social da infecção pelo HIV e Aids; Conflitos bioéticos, vulnerabilidades e estressores vivenciados pelas pessoas que vivem-convivem com HIV/Aids; Estratégias de enfrentamento utilizadas pelas pessoas que vivem-convivem com HIV/Aids; Manejo das situações dilemáticas que envolvem as pessoas que vivem-convivem com HIV/Aids nos serviços de saúde e as políticas de enfrentamento. Resultados e discussão: nas categorias analisadas emergiram resultados significativos revelando sob o olhar da bioética feminista as vulnerabilidades enfrentadas pelos portadores.
Autor:
Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Formato:
pdf
Tamanho:
552 KB
Ano:
2013
Enviado por:
Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Enviado em:
12/11/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.