A INQUISIÇÃO EM SEU MUNDO (Prof. Dr. João Bernardino Gonzaga)

Sinopse
Eis mais um livro sobre o candente tema da Inquisição. Pode- -se dizer dizer, porém, que é obra um tanto diferente das congêneres.O autor, Prof. Dr. João Bernardino Gonzaga, é advogado famoso e docente de Direito Penal há muitos anos. Em seus estudos, deparou com o fenômeno "Inquisição"; esta, famigerada como é, mereceu-lhe especial atenção. Certo é que se estendeu por centúrias, ou seja, desde o século XII até o século XIX; começou, pois, na Idade Média Ascendente, atravessou o período do Renascimento e prolongou-se pela Idade Moderna. Como entender tal fenômeno, comentado geralmente com anátemas e censuras passionais? A fim de compreender os acontecimentos, o autor quis recorrer a um autêntico princípio de historiografia: não se podem compreender os antepassados e seus feitos com objetividade e justiça se não se reconstituem as grandes linhas de pensamento da respectiva época; cada ser humano é filho do seu tempo e, por isto,profundamente marcado pela cultura do seu século. O Prof. João B. Gonzaga realizou a sua tarefa com especial conhecimento de causa, pois estudou os procedimentos penais da justiça medieval e pós-medieval. No livro agora entregue ao público, ele dedicou não menos do que os oito primeiros capítulos da recomposição das condições de vida do povo na Idade Média e à descrição das medidas punitivas da época.
Autor:
Prof. Dr. João Bernardino Gonzaga.
Formato:
pdf
Tamanho:
14 MB
Ano:
1995
Enviado por:
Joanne
Enviado em:
09/02/2013
Classificação:
seguro