O SER E A LINGUAGEM EM A PAIXÃO SEGUNDO G.H., TRAVESSIA DO DIZÍVEL AO INDIZÍVEL PELA VIA-CRÚCIS DA L

Sinopse
Clarice Lispector, cuja escritura persegue uma realidade que lhe escapa, problematizou radicalmente a linguagem em relação ao ser. Desta sorte, a linguagem de curso exploratório que atravessa “A Paixão Segundo G.H.” constitui o busílis que examinaremos, partindo da conjetura de que há uma disjunção inevitável entre o entre o real e a representação, o ser e a linguagem, nessa narrativa. Optamos por tal tema, porque o texto se compraz num exercício em que se testam as potencialidades e os limites da própria linguagem, alinhando a diluição do gênero narrativo, a quebra do tempo linear e do espaço físico, havendo o desnudamento contínuo do processo de narrar, em que se põe em xeque a própria ficção. Pretendemos demonstrar que, nesse texto, a linguagem não substitui o real ou o ser; em contrapartida, a despeito de não substituí-los, ela é eficaz, no sentido de que só quando falha a construção, obtém-se o que a linguagem não conseguiu, segundo palavras da própria G.H. Os procedimentos técnicos empregados foram a pesquisa bibliográfica e a descritiva. Esta consistiu no registro, análise e correlação dos fenômenos observados; aquela, na utilização de documentos impressos e eletrônicos, com o fito de reunir, sobre o assunto, um referencial teórico que possibilitasse o levantamento de hipóteses a partir do corpus bibliográfico.
Autor:
Viviane Mirandaa
Formato:
pdf
Tamanho:
612 KB
Ano:
2007
Enviado por:
Viviane Mirandaa
Enviado em:
09/12/2012
Classificação:
seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.