Bullying: Conscientização, Prevenção e Combate
Sinopse
A presente monografia tem como objetivo principal analisar as condições nos meios educacionais que permitam identificar os sinais do bullying nas escolas e como conscientizar, prevenir e combater o fenômeno.
Para tanto, foi necessário verificar o conceito de bullying, que é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento para as vítimas. Sendo que os ataques mais comuns são: apelidar, bater, roubar pertences e exclusão do grupo. E há os ataques que ocorrem nas redes sociais da Internet, o cyberbullying.
Os educadores e a Sociedade como um todo precisam estar informados sobre o fenômeno bullying, para que possam intervir nestas situações de desrespeito com o próximo, tanto com o protagonista, a platéia e a vítima.
Diante deste quadro devemos, como educadores, estar sempre atentos aos comportamentos dos alunos, sejam os bullies ou as vítimas e intervir sempre que for necessário.
A escola deve ter um plano de ensino para estabelecer normas, regras e limites, junto aos responsáveis, para que fatos como esse não se tornem rotinas.
Acreditamos que os pais ou responsáveis pelos adolescentes devem vigiá-los e sempre procurar saber com quem eles falam ou o que estão fazendo na rede. E, se necessário ter uma conversa e ensiná-los que devemos respeitar as pessoas também no mundo virtual. E que o uso de imagem sem consentimento do autor é crime.
- Autor:
- Roseli Princhatti
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 272 KB
- Ano:
- 2012
- Enviado por:
- Roseli Princhatti
- Enviado em:
- 08/07/2012