CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ENFERMAGEM – enfoque triádico: professor, aluno, currículo
Sinopse
Trata-se do artigo de pesquisa, compilado de dissertação de Mestrado em Educação, concluído pela autora. A pesquisa de caráter descritivo investigou o estímulo à criatividade no curso de Enfermagem de uma universidade pública de Brasília. Utilizou-se como referencial o modelo teórico de Renzulli que destaca o enfoque triádico no ensino: professor, aluno e currículo. Participaram do estudo 15 docentes e 65 discentes que responderam o Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes. Os resultados indicaram que enquanto os professores consideraram que estimulam a criatividade dos alunos, estes discordaram de seus mestres. Constatou-se ainda que os professores se avaliaram como significativamente mais criativos do que os seus alunos ao passo que estes se julgaram e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Ambas amostras enfatizaram que o currículo do curso não favorece a criatividade.
Descritores: criatividade; educação em enfermagem; ensino superior
* O artigo está publicado na Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 nov/dez;56(6):610-614
- Autor:
- Onã Silva A Poetisa do Cuidar
- Formato:
- Tamanho:
- 41 KB
- Ano:
- 2003
- Enviado por:
- Onã Silva A Poetisa do Cuidar
- Enviado em:
- 02/02/2012
- Reeditado em:
- 05/06/2012
- Classificação:
- seguro