O IMAGINÁRIO DE PROFESSORES SOBRE SER PROFESSOR
Sinopse
Este trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário do professor sobre ser professor. Como estratégia de pesquisa foram realizadas entrevistas individuais para abordagem da pessoalidade coletiva, com onze docentes do Ensino Fundamental II municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para tal, utilizou-se como recurso mediador-dialógico o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, cabendo a cada professor produzir desenhos e histórias sobre o tema “um professor ou professora nos dias atuais” A partir deste material, analisado à luz do método psicanalítico, foram captados dois campos de sentido afetivo-emocional: “despertar de um sonho” e “um ser especial”. Em seu conjunto esses campos revelaram a angústia e a decepção de um profissional que não se sente valorizado por seus alunos e pela sociedade. Desse modo, compreende-se que além de cursos de formação e reciclagem, esses profissionais necessitam de um espaço de cuidado emocional.
- Autor:
- Douglas Silva, Valdneis Carvalho e Vanessa Amaral
- Formato:
- Tamanho:
- 195 KB
- Enviado por:
- Douglas Silva
- Enviado em:
- 21/12/2011