Diáspora e migração (um relato de pesquisa)

Sinopse
Durante muito tempo a etimologia da palavra migração esteve sempre atrelada à migração de algumas espécies de pássaros de lugares frios a lugares mais quentes para permitir a sobrevivência dessas espécies. No entanto, durante as últimas décadas, com o fluxo de ida e vinda de pessoas, povos e culturas que, por diversos motivos, tiveram que deixar os seus locais de origem para irem habitar em outros lugares, a palavra migração passou a receber, então, uma nova carga semântica. Portanto, o principal objetivo desta pesquisa é investigar como a questão da migração e do exílio encontram-se presentes nas narrativas contemporâneas nas Américas e de como esses conceitos vem influenciando a literatura contemporânea. Para tanto, foi feita uma vasta investigação bibliográfica de autores de diversas nacionalidades e línguas que tratavam sobre a temática do exílio, da diáspora e da migração, entre os quais podemos citar: Hall (2003); Said (2003); Porto e Torres (2005); Dufoix (2008); Woodward (2000); Jeanpierre (2008); Coracini (2007); Rodrigues (2008); Edgar e Peter (2003); Cohen (N/D); Cortázar (2001), Santos (2005).
Autor:
Ranyane Melo
Formato:
pdf
Tamanho:
321 KB
Ano:
2011
Enviado por:
Ranyane Melo
Enviado em:
22/10/2011