BRASNORTE (1979 – 1982) - UM OUTRO OLHAR E UMA HISTÓRIA POSSÍVEL

Sinopse
Este trabalho historiográfico visa compreender aspectos da colonização de Brasnorte, Município do Noroeste de Mato Grosso. A partir de um arquivo familiar, apresenta o Projeto do Vale do Rio do Sangue e como se deu a construção de um espaço dentro da floresta, a partir da propaganda feita pela Empresa responsável pela venda das terras. No final dos anos 70 do século XX, deu-se início a colonização da região do Vale do Rio Sangue, através da BRASNORT – Administração de Imóveis e Colonização Ltda, a empresa, havia adquirido terras do Grupo Roderjan, e nestas terras, desenvolveu um projeto de colonização particular, do qual fazia propaganda na região Sul e Sudeste do Brasil, visando o interesse de lucrar com a venda de terras e (re)povoar uma parte da Amazônia, vendendo o sonho do eldorado. Fotografias, reportagens, folder, até música tinham feito como forma de apresentar a Gleba Vale do Rio do Sangue. No ano de 1979, muitas famílias deslocaram-se da região sul e sudeste do país, em busca do sonho do eldorado amazônico que no intuito de ter uma vida nova procuraram a Colonizadora, em busca de terras no projeto que estava localizado entre os rios Rio do Sangue e Rio Juruena. Foi neste sertão, que Silvio Kempa, buscou uma nova vida, veio em busca de uma vida de oportunidades diferentes....
Autor:
Kempa
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
2007
Enviado por:
Kempa
Enviado em:
10/09/2010