Percepção de qualidade em serviços estéticos sob uma perspectiva diádica.
Sinopse
A presente tese teve como objetivo verificar a influência da clareza do papel de clientes e
provedores de serviços estéticos na percepção de qualidade dos mesmos. Partindo de uma
perspectiva diádica, i.e., considerando clientes e provedores, estudou-se como as interações
durante o ciclo de serviço esclarecem os papéis dos participantes do mesmo, gerando
envolvimento cognitivo e emocional, e influenciando assim a percepção de qualidade de
serviço e as intenções comportamentais. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa
longitudinal, onde foram desenvolvidas escalas para mensuração dos construtos estudados.
Foram avaliadas as propriedades psicométricas da escala desenvolvida e os resultados
sugerem que as relações propostas e a escala desenvolvida apresentam validade. Os resultados
também mostram que existem discrepâncias de percepção com relação aos critérios de
qualidade entre clientes e provedores e o uso de variáveis de controle permitiu aprofundar o
conhecimento das idiossincrasias de clientes e provedores. Após a análise dos dados,
procedeu-se à construção de uma sociedade artificial baseada no conceito de autômatos
celulares. Os resultados da simulação permitiram entender melhor a dinâmica de evolução de
opiniões na rede social estudada, podendo ser úteis para gestão do ciclo de serviço e
desenvolvimento de estratégias de Marketing baseadas em segmentação de mercado.
- Autor:
- YZdoc
- Formato:
- Tamanho:
- 1 MB
- Ano:
- 2009
- Enviado por:
- YZdoc
- Enviado em:
- 12/02/2010