A DIVINA COMÉDIA

Sinopse
Dante faz uma viagem ao mundo do além. Orientado pelo poeta Virgílio, conhece o Inferno e o Purgatório e depois, guiado por Beatriz, visita o Paraíso. Ao longo do percurso, Dante encontra vários conhecidos seus e conversa com alguns deles.A Divina Comédia é formada por três livros divididos em 33 cantos cada, com cerca de 40 a 50 tercetos, e que terminam com um verso isolado no final. O Inferno apresenta um canto a mais, que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos. Os lugares descritos em cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 níveis. Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle (estrelas). A Divina Comédia exerceu forte influência sobre poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores, como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake, estão entre os ilustradores da obra. O escultor Auguste Rodin usou a Comédia como inspiração para suas principais obras, entre elas, O Pensador, que representa o próprio Dante, O Beijo, inspirada no drama de Paolo e Francesca (Inferno, Canto V), e Ugolino e seus filhos, que retrata a tragédia do Conde Ugolino narrada no Canto XXXIII. Todas compõem sua obra-prima Porta do Inferno, que representa o Inferno de Dante.
Autor:
Diana Esnero
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
2003
Enviado por:
Diana Esnero
Enviado em:
21/07/2009