AS MANIFESTAÇÕES EPILETICAS NO ADULTO ( A EPILEPSIA NO ADULTO)

Sinopse
A epilepsia é tão antiga como a própria humanidade, sendo uma entidade mórbida conhecida desde vários séculos antes de Cristo. Pela sua incidência, pelas suas manifestações, por vezes dramáticas, e pelas repercussões sociais que acarreta, vem atraindo a atenção de médicos e leigos há mais de 2000 anos. O termo epilepsia significa ser atacado bruscamente, de surpresa. AVICENA foi o primeiro a utilizar tal denominação, no século XI. A doença recebeu uma imensa variedade de nomes, durante o passar dos séculos. Na literatura médica, morbus sacer (doença sagrada) morbus demoniacus (doença demoníaca), morbus comicialis (doença comicial), morbus caducus (doença caduca), epilepsia e morbus insputatus, foram os mais usados. Esta última denominação advém do fato de que, entre certos povos, se costumava cuspir no doente em crises convulsiva. Os romanos tinham o hábito de interromper os seus comícios se algum espectador apresentasse uma crise epiléptica. Daí surgiu a denominação de morbus comicialis. Algumas das denominações utilizadas dão-nos uma idéia a respeito do que se pensava fosse a etiologia da doença. Na própria Bíblia, os epilépticos eram tratados por exorcismos com os quais os espíritos invasores deveriam ser expulsos do pobre enfermo com a finalidade de permitir a libertação do espírito malígno, enclausurado no cérebro do paciente, orifícios de trépano eram praticados com grande perícia.
Autor:
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Formato:
doc
Tamanho:
237 KB
Ano:
2009
Enviado por:
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado em:
10/06/2009
Reeditado em:
17/09/2009
Classificação:
seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.