EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA EM UM CONTEXTO CONTEMPORANEO

Sinopse
Entendemos que seja importante rever o papel da psicologia da educação na contemporaneidade e a proposta de uma aliança desta com o que achamos ser um pensamento comunicacional, justifica-se pelo reconhecimento de uma radical transformação cultural em curso e pela compreensão da educação como um processo sociocultural com uma inserção de duplo sentido: tanto é moldada e afetada pelo contexto sociocultural, quanto a ele molda e afeta. Identificam nossa cultura, hoje, a tecnologia e a comunicação. Essa identificação se faz presente em nomeações do tipo: Cultura Comunicacional Contemporânea, Era da Informação ou, ainda, na afirmação de um Mundo Globalizado (possível graças aos avanços tecnológicos que permitiram a veloz e ilimitada circulação de informações e capitais, os quais, em alguns casos, se confundem). Muniz Sodré (1996) destaca a designação de tecnocultura para o que ele descreve como um processo de universalização de duas alianças: uma primeira, entre comunicação e tecnologia, que permite que os avanços tecnológicos rapidamente se convertam em tecnologias do conhecimento, capazes de produzir e transmitir comunicação; e uma segunda aliança, entre os dois primeiros termos e a economia de mercado, que se impõe como forma única de organização econômica. Quanto à educação, seria ela o instrumento privilegiado responsável pelo suporte e pelo transporte dos sentidos componentes de uma cultura específica. No caso da nossa cultura, a versão formal e escolar da educação foi, p
Autor:
Ramiro Thamay Yamane
Formato:
pdf
Tamanho:
77 KB
Ano:
2009
Enviado por:
Ramiro Thamay Yamane
Enviado em:
05/04/2009