Humilhados e Exaltados: Entre a Cruz e a Espada - Livro 2

Sinopse
Romance vencedor do prêmio Wattys italiano 2020 na categoria ficção histórica. Nesta história, é proposta ao leitor uma longa jornada pela Europa do século XI, um tempo de acaloradas disputas entre o império e o papado, que teve como paladina Matilde de Canossa, conhecida como a Grã-Condessa, guerreira por necessidade, alma contemplativa por excelência, forçada a renunciar ao tão desejado recolhimento conventual em nome do que era considerado o bem coletivo. Com a espada em uma mão e a cruz na outra para melhor suportar o fardo sobre seus ombros, vivia em um mundo onde nobres romanos gananciosos buscavam elevar e derrubar pontífices de acordo com seus interesses, por meio de intrigas e traições. Contudo, este também foi um período de crescimento econômico, com o renascimento das cidades, e desenvolvimento intelectual e espiritual, durante o qual se destacaram figuras como o papa Gregório VII, São Pedro Damião e Hugo de Cluny. No sul da Itália, local de rica mescla cultural, podemos falar dos primórdios das cruzadas: Judite de Évreux, nobre normanda, chegará a uma terra onde seu prometido, Rogério de Hauteville, liderará uma longa campanha, sob a bênção papal, para reconduzir a Sicília muçulmana ao cristianismo. Esta é, em conclusão, uma obra coral que apresenta diferentes cenários e pontos de vista, mergulhando o leitor no jogo de luzes e sombras da era medieval. Aqui no Recanto, deixo disponível o início do livro, que está publicado na Amazon.
Autor:
Marcello Salvaggio
Formato:
pdf
Tamanho:
127 KB
Ano:
2024
Enviado por:
Marcello Salvaggio
Enviado em:
22/07/2024
Reeditado em:
22/07/2024
Classificação:
seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.