OS GESTOS DO AMOR
Sinopse
O amor tem sido tema recorrente na literatura universal. De Ovídio a Alfred de Musset, de Tomás Antonio Gonzaga a Vinícius de Morais, seja qual for a abordagem, o amor cantou e encantou homens e mulheres, de forma a exaltar os prazeres dos sentidos. O amor sempre encenou sua revolta como reação a uma época de horrores nas sociedades decadentes e nos momentos da história em que é preciso reagir contra a violência em todas as suas formas.
Quem, melhor do que os poetas e os revolucionários, que lutaram por um mundo mais ameno e humano, enfrentaria dragões onde se vê dragões mesmo? A poesia tem proposto um mundo novo. Daí os poetas serem tão mistificados e desdenhados pelos “racionalistas”, pelos fascistas e por burocratas deformados ou de formação stalinista que transitam no poder.
Hoje, o grande desafio é dar a poesia o valor de restauração da encantadora estesia que embala os sentidos. Os gestos do amor: magia e ritual – a arte de amar pela poesia, do poeta Carlos Gildemar Pontes, é um livro que traz essa preocupação reintegradora do amor através da poesia. Décimo primeiro livro no geral, e sexto em poesia, Os gestos do amor representa um marco na trajetória poética de Carlos Gildemar Pontes. Desde Metafísica das partes, de 1991, que inicia a trilogia sobre o olhar, passando pel’O olhar de Narciso, de 1995, até Os gestos do amor, a poesia de CGP tem refletido bem esse sentimento de solidariedade e amor ao próximo. Como adverte no texto Aos que amam, que introduz o livro,
- Autor:
- Gildemar Pontes
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 260 KB
- Ano:
- 2004
- Enviado por:
- Gildemar Pontes
- Enviado em:
- 10/07/2005