COMPOSTEIRA DOMÉSTICA Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Química da ETEC “Cel. Fernando Febeliano da Costa”, orientado pelo Prof. Ulisses Ap. Camargo Rosa, entrevistado Prof. José J. B. Pereira

Sinopse
Dedico aos que ajudaram na Horta Sustentável Escolar, E. E. Hélio Penteado de Castro, Piracicaba, SP. Cultivo de verduras com os alunos em 4 anos e meio. A horta e compostagem foram implantadas pela Diretora Flavia Modolo, com apoio de Sandra, Ricardo, Tatiana, dos professores e amigos da horta: Márcia, Mariana e Ângelo, Donizette, estudantes entre 1918 a 2022. Antes, era horta de cima, hoje é o estacionamento de carros dos professores. Objetivos de eletivas: aulas teórico-práticas de formação integral, valores de convivência, ecologia e cuidados ao solo, plantio das verduras e à manutenção de canteiro, aguar, carpir e da compostagem escolar. Os parceiros foram profs. Benedito Moreira e Leandro Zampaulo. Fornecedores de mudas verdes: Profa. Márcia e Donizette pedreiro. Gratidão a todos! Eliel D’Abronzo enviou em 04/set./2024, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - com colegas da Química. Houve entrevista a J B Pereira sobre composteira. blob:https://web.whatsapp.com/d978b97b-a07f-44d2-94bf-a547755da87f "Compostagem é sistema no qual microrganismos (fungos e bactérias) transformam a matéria orgânica em excelente adubo. (...) é processo natural de reciclagem da matéria prima, podendo viabilizar: Redução da emissão de gases que contribuem com aquecimento etc. Há 2 maneiras de fazer compostagem doméstica: vermicompostagem (com minhocas) e compostagem seca (sem minhocas). A vermicompostagem é método mais rápido..." Foto que eu apareço (p. 42). Grato a Eliel e apoio da família!
Autor:
J B Pereira, Aline D. Lutgens, Deny M. Maruyama, Eliel D’Abronzo, Flavio F. Braga, Rafael P. Porto e Renato Batista, do ETEC/ Piracicaba e 2024. Entrevista a J B Pereira
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2024
Enviado por:
J B Pereira
Enviado em:
06/09/2024
Classificação:
seguro