Gramática - Colocação Pronominal

Sinopse
Esta publicação visa a dar uma contribuição para aqueles que sentem a necessidade de ter em mãos uma fonte consolidada acerca deste assunto - Colocação Pronominal. As regras estão apresentadas em duas páginas em formato de fichas, que poderão ser impressas em formulário A4. As amigas e os amigos do Recanto e de todos os cantos poderão imprimir essas duas paginas em uma única folha (frente e verso), para as ter sempre por perto, quando houver a necessidade de alguma consulta. As regras de colocação dos Pronomes Oblíquos Átonos em relação ao verbo dependem de um processo eufônico, que seja agradável ao ouvido; ou seja, a sua colocação está intimamente relacionada ao som e à harmonia da frase. Uma regra interessante e que ilustra bem essa preocupação com a eufonia é a que diz ser obrigatória a posição proclítica do pronome com formas verbais proparoxítonas. Veja se não faz sentido: _Correto: Nós o esperávamos; _Errado: Nós esperávamo-lo. O som da primeira frase é muito mais agradável. Prezo pelo bom uso da língua escrita, visando à produção de textos claros e compreensíveis, à manutenção de uma hegemonia de comunicação entre os povos lusófonos, e com isso uma fraternidade, e a despertarmos o interesse de falantes de outras línguas pela rica e bela Língua Portuguesa. Espero que todos gostem desta publicação e compreendam a minha tenção. Caso percebam algum erro ou falta de alguma regra, por favor, me comuniquem para eu fazer uma atualização.
Autor:
Escreverati De Luca
Formato:
pdf
Tamanho:
72 KB
Ano:
2020
Enviado por:
Escreverati De Luca
Enviado em:
30/05/2020
Reeditado em:
25/06/2020
Classificação:
seguro