Rio das Velhas em Verso e Prosa
Sinopse
"Livro reúne histórias escritas por moradores da bacia do Rio das Velhas
Contos nostálgicos sobre a vida sertaneja, crônicas sobre o ambiente urbano ou mesmo sobre dramas pessoais. O material selecionado no Festivelhas Manuelzão revela uma bacia que se expressa de forma diversa e sobre diferentes temas. A questão ambiental não era uma obrigatoriedade, mas se fez presente em muitos textos. E todas essas histórias foram contadas por autores também muito diversos: comerciantes, veterinários, músicos, adolescentes.
“Da leitura dos textos, veio a constatação de uma escrita, a um só tempo, regional na descrição da paisagem, na narração dos costumes e das crenças, e universal na manifestação das alegrias com o simples da vida, das angústias face à solidão e face ao outro, da tristeza de ver o estado das águas agravado e da expectativa de dias melhores, de rios com peixes”. As palavras dos organizadores na apresentação do livro anunciam a diversidade que permeia as páginas da obra.
A obra foi organizada pelo professor da Faculdade de Medicina, Eugênio Goulart, e pela advogada Letícia Malloy, que fizeram parte da curadoria de literatura do Festivelhas. Esta edição tem uma tiragem de 2000 exemplares, que serão distribuídos para escolas, Núcleos Manuelzão, artistas e instituições públicas."
EQUIPE DO PROJETO MANUELZÃO/UFMG
- Autor:
- Newton Emediato Filho
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 50 KB
- Ano:
- 2006
- Enviado por:
- Newton Emediato Filho
- Enviado em:
- 18/07/2007
- Reeditado em:
- 03/12/2007