PRIMAVERANDO

(Dueto Isaura Theodoro e Rubem Fonseca)

É Primavera!

De sob o caramanchão, se olho para cima, vejo as buganvílias grávidas parindo centenas de flores de várias nuances e matizes. Vejo na exuberância das bromélias e costelas-de-adão que o sêmen foi vigoroso e a cópula da natureza, sem se fazer perceber, agora se faz notar. (IT)

Eu gosto de plantar flores, é verdade que sempre me firo com os espinhos das rosas, mas elas são tão bonitas…

… Dizia a minha mãe que a gente deve começar a ter um jardim plantando rosas. (RF)

Não tenho roseiras, mas trepadeiras insinuantes, em um emaranhado sensual, como que copulando com os galhos das árvores. Será que as trepadeiras obedecem ao cio regular da natureza, ou como as vadias samambaias procriam o ano todo?(IT)

Eu planto também lírios, girassóis, gardênias, zínias, margaridas, tulipas e violetas. (RF)

Os meus lírios estão vistosos, os jasmineiros carregados... As minhas doces violetas, meninas tão recatadas, parecem ter sido violentadas e procriaram em abundância enquanto as espadas-de-São Jorge, as babosas e os cactos, parecem ser hermafroditas, pois também foram engravidados. (IT)

Não existe no mundo nada mais bonito do que flor. (RF)

1-3-5- Trechos da crônica “É SETEMBRO” de Isaura Theodoro.

2-4-6 - Trechos de JARDIM DE FLORES – Conto de Rubem Fonseca

(José Rubem Fonseca (Juiz de Fora, 11 de maio de 1925 — Rio de Janeiro, 15 de abril de 2020) foi um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro.)