André Anlub e Rogério Camargo 146

Era uma lua muito tímida que amava seu sol com paixão fervorosa.

Afeição desastrosa, mas real e recíproca que lembra o filme “O feitiço de Áquila”.

Um não pode, o outro não pode e os dois querem. A lua ama o sol na lua. O sol ama a lua no sol. E o céu assiste.

Daqui de baixo é contemplação, aplausos e uma nova fábula; falar nos dois é corriqueiro, mas como disse o poeta: “quais são as palavras que nunca são ditas?”.

Nunca são ditas as palavras que não cabem nas palavras. O que não é palavra e as luas dizem que não é palavra dizendo que não é palavra.

Dizer muito falando pouco, ou coisa nenhuma... Eis ai um dilema/teorema antigo que bate de frente com o prolixo e enfrenta no braço o banal.

A timidez da lua, o ardor do sol: tudo a dizer calado, tudo calando aos berros. E nos enterros os prantos em sutis silêncios; e nos incêndios as chamas que queimam inquietas.

O céu desce do céu nessas horas e estende as mãos para colher a precariedade. Colhe, aconchega e volta a subir aos céus.

A lua e o sol tomam conta da “casa” enquanto vagalumes de pedra passam com a pressa de sempre.

A lua lava roupa no córrego da súplica; o sol arreia o cavalo no celeiro da inquietude. O céu não se mexe mais: já fez a sua parte.

Na coxia o cochicho dos atores, o cenário inédito e a peça são improvisos; as cortinas da manhã se abrem; vai começar o espetáculo.

Não se sabe quem vai estar presente para aplaudir, criticar, ir embora, voltar para a próxima sessão. Lua, sol e céu também não sabem. Mas é com eles.

Os ingressos foram entregues, mas as portas e janelas ficam abertas; não há reprise – não há cancelamento, e quando alguém não pode mais estar presente é porque já faz parte do elenco.

Rogério Camargo e André Anlub

(9/5/15)