TABAGISMO: O DESAFIO DE PARAR

Sempre que me proponho a falar sobre o tema sinto uma certa emoção, porque se a idéias das minhas letras ao menos sensibilizarem as consciências para a tal problemática , já terão valido a escrita.

Porém “consciência” talvez não seja a palavra exata, talvez se perdesse sozinha no complexo contexto, posto que o ato de interromper o tabagismo , também demanda por coragem, vontade, decisão, persistência e principalmente ajuda.

Muitas vezes por ajuda médica e de todo o entorno social.

Do que se conclui que parar é algo muito difícil, qual um ato de heroísmo, porém perfeitamente possível.

Largar o vício é tão ou mais difícil quanto deixar a drogadição ilícita, pois o cigarro causa além da dependência psicológica uma forte dependência química por ação em neurônios cerebrais, porém variável de pessoa a pessoa.

Seria enfadonho eu aqui enumerar os estragos do cigarro para a nossa saúde.

Disso, quase todos têm conhecimento, pois é amplamente divulgado.

Resumidamente, grande percentagem das mortes causadas por doenças cardiovasculares, pulmonares e tumorais, têm no cigarro um fator preponderante de participação.

Nosso organismo é um engrenagem delicada e complexa de órgãos e funções, mas em última análise o que nos mantém vivos e “funcionantes” é a capacidade que temos de “circular” o sangue.

Todos os “eventos de vida “, necessitam de artérias pérvias para que as células sejam devidamente oxigenadas e nutridas.

E é aí que o cigarro entra..

Acelera drasticamente o processo já natural de envelhecimento vascular, facilitando o desenvolvimento da aterosclerose(endurecimento das artérias) e a sua ateromatose (placas de gorduras), que culminam com os “entupimentos”, e enfartos dos diversos órgãos , que nada mais são do que as mortes celulares

( coração, pulmões, cérebro , rins, intestinos, pernas, etc...)

Portanto não é a toa a campanha anti tabagismo.

Lembro-me que certa vez, há muitos anos, me pediram para que eu desse uma aula sobre tabagismo... para crianças!

"E agora? ", pensei.

Considerei uma tarefa difícil posto que precisava falar do assunto de forma lúdica, sem ser chata.

Importante, porque o hábito tem se instalado cada vez mais cedo, entre “crianças’ inclusive.

Então, encomendei uma ‘maquete’ duma árvore.

Pedi ao maqueteiro para que me fizesse uma árvore gigante, com muitas raízes, um tronco espesso, muitas ramificações em galhos, mas com pouquíssimas folhas verdes, e muitas já “enferrujadas”.

Entrei na sala com a maquete quase maior que eu . As crianças correram para me ajudar, estranharam e deram boas risadas.

Batizei-lhe de ÁRVORE DA VIDA.

E perguntei-lhes:

-O quê vocês acham que acontecerá com uma árvore gigante se HOJE lhe cortamos as raízes?

As crianças foram unânimes em responder que a árvore morreria e tombaria ao chão.

-Muito bem, respondi. Mas em quanto tempo ela tombará? Seria LOGO amanhã?

Todas pararam para pensar.

Foi aí que fiz a analogia da seiva (mantenedora da vida) com a nossa circulação de sangue pelas artérias; e com o cigarro que seria o “cortador” das raízes, e a consequente morte celular, ou seja, as folhas enferrujadas.

Todas entenderam. E começou uma impressionante dinâmica de grupo.

-Uma árvore gigante cairá aos poucos , não é? me perguntou uma delas.

- E essa já está morrendo, não está?

-Quando cair a última folhinha...alguém concluiu.

Entenderam que “morrer aos poucos”, seria perder algumas folhas lentamente enferrujadas, dia após dia, até tombar ao chão, definitivamente seca.

Porque é exatamente isso que o tabagismo proporciona: uma oxidação lenta e progressiva do organismo favorecendo “todas” as doenças.

Hoje existem meios modernos e muito efetivos para se parar de fumar e a imprensa até já anunciou.

Medicamentos de ultima geração que também são dispensados pelo SUS EM ALGUNS CENTROS DE REFERÊNCIA, apoio multidisciplinar, médicos sensibilizados e treinados, remédios que controlam a “fissura”, ou seja, a dor de se parar de fumar.

Basta querer, pois querer já é poder, já é metade do caminho percorrido.

Procure o caminho e desapaixone-se do cigarro.

Cultive a sua árvore, e floresça apenas ...A VIDA!