O Oráculo I Ching

Há mais de 20 anos que trabalho com o I Ching e continuo a surpreender-me com as informações que ele proporciona. O I Ching, também conhecido como "O Livro das Mutações", é um dos textos mais antigos da literatura chinesa e é amplamente utilizado como um oráculo. Ele é composto por 64 hexagramas, cada um representando uma situação ou estado de mudança. Cada hexagrama é formado por seis linhas, que podem ser contínuas (yang) ou interrompidas (yin).

 

Para consultar o I Ching, tradicionalmente, são usadas moedas ou varetas de mil-folhas para formar um hexagrama. Cada linha do hexagrama é determinada pelo lançamento das moedas ou pela manipulação das varetas. Uma vez formado o hexagrama, ele é interpretado com base nos textos associados a ele, que fornecem conselhos e insights sobre a situação em questão.

 

O I Ching é mais do que um simples oráculo; ele é uma ferramenta de reflexão e autoconhecimento. Ele ajuda as pessoas a entenderem as dinâmicas de mudança em suas vidas e a tomarem decisões mais informadas e conscientes. A consulta ao I Ching pode ser uma experiência profunda e reveladora, oferecendo uma nova perspectiva sobre os desafios e oportunidades que enfrentamos.

 

A sabedoria se expressa na medida em que damos vazão para a nossa imaginação, acreditando que ela funciona de fato, percebendo que nós somos muito mais do que aparentamos ser.