Dietrich Bonhoeffer
Dietrich Bonhoeffer foi um teólogo, pastor luterano e membro da resistência alemã anti-nazista. Nascido em 4 de fevereiro de 1906, em Breslau (atualmente Wrocław, Polônia), Bonhoeffer foi uma figura central na luta contra o regime nazista. Ele foi um dos fundadores da Igreja Confessante, uma ala da igreja evangélica que se opunha às políticas nazistas2.
Bonhoeffer estudou teologia na Universidade de Tübingen e na Universidade Humboldt de Berlim, onde obteve seu doutorado. Ele também passou um tempo estudando no Union Theological Seminary em Nova York, onde foi influenciado pelo trabalho pastoral nas paróquias do Harlem2.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Bonhoeffer se envolveu em uma conspiração para assassinar Adolf Hitler. Em 1943, ele foi preso pela Gestapo e, após um período de encarceramento, foi transferido para o campo de concentração de Flossenbürg, onde foi executado em 9 de abril de 1945, apenas algumas semanas antes do fim da guerra2.
Bonhoeffer é lembrado por sua coragem, fé e compromisso com a justiça, e suas obras continuam a influenciar teólogos e cristãos ao redor do mundo.