Narcisista
Excelente pergunta!
Um narcisista é alguém com um distúrbio de personalidade caracterizado por uma necessidade excessiva de admiração, falta de empatia e um senso inflado de autoimportância. Aqui estão algumas características comuns de um narcisista:
*Principalmente:*
1. Autoadmiração excessiva: Se vê como superior aos outros.
2. Necessidade constante de admiração: Busca elogios e atenção.
3. Falta de empatia: Dificuldade em entender e se preocupar com os sentimentos alheios.
4. Sensação de direito: Acredita que merece tratamento especial.
*Comportamentos:*
1. Egoísmo: Prioriza seus próprios interesses e necessidades.
2. Manipulação: Usa pessoas para alcançar seus objetivos.
3. Mentiras e distorções: Altera a realidade para se beneficiar.
4. Críticas e julgamentos: Desvaloriza os outros para se sentir superior.
5. Reações explosivas: Reage com raiva ou ressentimento quando não obtém o que quer.
*Relacionamentos:*
1. Dificuldade em manter relacionamentos saudáveis.
2. Usa relacionamentos para se promover.
3. Não respeita limites.
4. É possessivo ou controlador.
*Outras características:*
1. Arrogância.
2. Falta de responsabilidade.
3. Dificuldade em lidar com críticas.
4. Tendência a se vingar.
5. Uso excessivo de redes sociais para se autopromover.
*Importante:*
- O narcisismo pode variar de leve a grave.
- Pessoas com transtorno de personalidade narcisista precisam de ajuda profissional.
- É importante estabelecer limites saudáveis ao lidar com um narcisista.
Lembre-se de que essas características não são exclusivas dos narcisistas, e apenas um profissional de saúde mental pode diagnosticar o transtorno de personalidade narcisista.
Você tem alguma experiência com alguém que apresenta essas características?