Inauguração - Casa das Letras!
Exmo. Sr. Prefeito Municipal, de Altamira, Claudomiro Gomes.
Em seu nome saúdo as demais autoridades presentes.
Ilmo. Sr. Vereador Silvano Fortunato, Presidente da Câmara Municipal
Em seu nome cumprimento os confrades, confreiras, demais convidadas e convidados.
Por mais que eu aqui proferisse muitas palavras, não seriam suficientes para expressar a grande alegria e a imensa satisfação por esse grande momento, por estarmos hoje recebendo esse prédio histórico, que sediará as a duas academias literárias, Academia altamirense de Letras, e Academia Transxinguana de Litertura de Cordel, que juntas reúnem 51 amantes da arte das letras, entre eles, escritores, escritoras, poetas, poetisas e cordelistas, da região da Transxingu.
Mas tudo se resume numa só palavra, gratidão! A Deus que nos proporcionou esse dia tão esperado, à prefeitura municipal de Altamira, na pessoa do seu gestor municipal, prefeito Claudomiro Gomes, por sua sensibilidade pela nossa causa, da necessidade de termos uma sede própria, para difundirmos a literatura , que é a missão de nossas academias.
Quero ainda lembrar, que este local, que por si só, já é um cartão postal de altamira, pelo que representa pela sua linda fachada, entre outras poucas edificações antigas e preservadas, que aqui já foi um ponto de cultura, quando em décadas passadas funcionou uma biblioteca pública, e após sediou outros órgãos relevantes, cito, entre outros o Conselho Tutelar e por último o IBGE. E agora será novamente um espaço cultural, para visitação, leitura e conhecimento dos trabalhos de muitos autores e autores regionais.
Agradeço também ao Vereador Silvano Fortunato, Presidente da Câmara Municipal, pelo seu apoio junto aos demais vereadores dessa renomada casa legislativa, em aprovar a solicitação do Prefeito Claudomiro Gomes.
Sendo também este ato de doação, um grande incentivo para a cultura de Altamira e de municípios próximos, será este espaço, denominado de Casa das Letras, certamente, mais um grande legado de sua gestão, que muito ajudará no fomento das artes e literatura nessa cidde.
Muito obrigado.