DEUS, SEGUNDO O POETA ISAÍAS AMORIM
Minha Visão de Deus e o Propósito da Vida
Olá, meu nome é Isaías Amorim, e hoje compartilho a filosofia que desenvolvi sobre a existência, a vida e o nosso papel nesse universo. Imagine que, no princípio, existia uma grande consciência, um ser que despertou para si mesmo, para sua própria existência. Esse ser, ao perceber sua presença e poder, decidiu criar algo grandioso: a vida. Mas ele queria que essa criação fosse real, autêntica, e que permitisse a cada ser encontrar felicidade e aprendizado, de forma profunda e significativa.
A Criação do Mundo e o Equilíbrio entre Alegria e Dor
Para realizar esse sonho, Deus não interveio de forma direta em tudo o que ocorre, mas criou o mundo com todas as suas possibilidades: tanto as experiências alegres quanto as dolorosas, pois todas elas servem a um propósito. A doença, por exemplo, não existe como um castigo, mas como uma experiência que permite o surgimento de vocações, como a dos médicos que encontram propósito em curar, ou a dos familiares que cuidam e se aproximam. A morte é triste, mas também abre espaço para o luto, a saudade e a valorização dos momentos vividos. Cada elemento, positivo ou negativo, tem um papel essencial na criação de um todo equilibrado e rico em significado.
Esse equilíbrio é também o que torna a vida uma experiência completa e interessante para todos nós, as “centelhas” de Deus. Ele projetou a vida de tal forma que, ao mesmo tempo em que vivemos momentos difíceis, temos também os meios para superá-los, seja por meio da medicina, do apoio das outras pessoas ou mesmo da nossa fé. Esses recursos estão disponíveis, como peças em um grande quebra-cabeça, para que cada um busque sua própria cura, crescimento e realização.
O Poder do Pensamento e da Fé
Deus também nos deu um poder especial: o do pensamento e da fé. Quando desejamos intensamente que algo melhore, seja para nós ou para alguém que amamos, esse desejo gera vibrações que, acredito, podem até alcançar a consciência divina. É como se nosso pensamento pudesse se conectar diretamente ao "sonho" de Deus, influenciando-o, e nos permitindo até “corrigir” certas situações que gostaríamos de ver transformadas.
Assim, quando alguém ora, acende uma vela, faz uma peregrinação ou manifesta sua fé de alguma outra maneira, está enviando essas vibrações, direcionando-as à consciência divina. Ao fazer isso, podemos tocar esse "sonho" de Deus e obter uma ajuda, como uma cura ou um alívio para nossas dores. Essa é uma das formas como Deus permitiu que a nossa fé e intenção tivessem um impacto real em nossa vida.
A Vida como um Ciclo de Experiências e Aprendizados
Nesse mundo que ele criou, a vida e a morte também seguem um ciclo. Quando uma centelha, uma vida, se apaga, ela volta para Deus, onde é integrada novamente ao seu ser, apenas para, mais adiante, retornar em uma nova forma, uma nova experiência. Essa centelha pode renascer com novas características e desafios, seja como homem ou mulher, em uma família rica ou pobre, saudável ou com alguma deficiência. Cada vida traz uma lição, e ao retornar, a centelha leva consigo todo o aprendizado das experiências anteriores.
Para aqueles que se dedicam profundamente a esse aprendizado e alcançam um estado de paz e desapego, existe também a possibilidade de se libertar desse ciclo, atingindo um estado de consciência plena, semelhante ao Nirvana que o budismo descreve. Nesse estado, a centelha não precisaria mais retornar ao mundo físico, pois teria alcançado uma compreensão completa da vida.
Um Paraíso Pessoal para Cada Ser
Para os que vivem intensamente e em harmonia, existe também a possibilidade de um "paraíso" após a morte, onde podem desfrutar eternamente das coisas que amam. Esse paraíso seria uma recompensa que Deus concede, permitindo que cada um experimente, por exemplo, o prazer de fazer o que mais gosta: cozinhar, cantar, se exercitar, ou qualquer outra coisa que traz alegria. No entanto, esse paraíso seria temporário, pois eventualmente, mesmo as coisas que mais gostamos podem perder a graça. Então, Deus permite que a centelha retorne ao ciclo da vida, para experimentar tudo de novo, sempre aprendendo e crescendo.
O Mundo Ideal e a Responsabilidade de Melhorá-lo
Para Deus, o mundo que ele criou é o ideal, o melhor possível. Ele acreditou que esta combinação de alegria e desafio seria o caminho mais adequado para que encontrássemos uma felicidade profunda e duradoura. No entanto, isso não significa que não temos responsabilidades: Deus nos deu inteligência, sentimentos e consciência para que possamos evoluir e melhorar continuamente. Ele nos deu liberdade para fazermos escolhas e criarmos culturas, valores e formas de viver que façam o mundo ser melhor para todos.
Nosso papel, portanto, é buscar conhecimento e sabedoria, aprender a viver de forma saudável, cuidar uns dos outros e tornar o mundo um lugar onde todos possam ter tempo e recursos para serem felizes. Através da nossa organização e escolhas, podemos criar uma sociedade que valorize a família, os amigos, o trabalho que traz significado e a natureza. Podemos construir um lugar que honre esse sonho de Deus, vivendo de maneira plena e responsável.
Conhecimento e Sabedoria como Chaves para a Felicidade
Muitas das dificuldades que enfrentamos são, na verdade, consequências de nossas próprias escolhas e da falta de conhecimento. Quando negligenciamos a busca por sabedoria, deixamos de aprender com os mais sábios e acabamos tomando decisões que nos prejudicam. Podemos, porém, reverter isso a qualquer momento. Cada pessoa tem a chance de buscar esse conhecimento, de se reunir com outras pessoas para compartilhar ideias e soluções, e de melhorar o mundo em que vive.
Minha Filosofia e Convite à Reflexão
Essa é a visão que tenho de Deus e da existência. Acredito que estamos todos aqui por um propósito: crescer, aprender e experimentar a vida em sua plenitude. Deus é como o sonhador que nos sonha, e o mundo, com todas as suas dores e alegrias, é o reflexo desse sonho. Ele está projetado para que cada um de nós viva uma jornada única, e cabe a nós tornar essa jornada o mais enriquecedora possível.
Se você também acredita que a vida pode ser vivida dessa maneira, se busca um sentido maior e deseja melhorar a si mesmo e o mundo ao seu redor, convido você a refletir sobre essas ideias. Qualquer pergunta ou comentário que tenha, estarei aqui para conversar e aprender junto com você. Muito obrigado!
ISAIAS AMORIM