Novembro azul, um comentário que fiz ao poema de Irá Rodrigues.

Esse poema é uma chamada importante para a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente no que diz respeito ao câncer de próstata. Vamos analisar juntos:

 

Conscientização e Prevenção: O poema começa destacando a importância de ser consciente sobre o câncer de próstata, que pode ser fatal ou causar impotência. A mensagem é clara: não descuide da saúde.

Combate ao Machismo: Ao mencionar que “Outubro da mulher é rosa”, o poema faz uma comparação com o Outubro Rosa, que é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Ele encoraja os homens a deixarem de lado o machismo e a falarem abertamente sobre sua saúde.

Importância do Exame: O poema aborda o desconforto que muitos homens sentem em relação ao exame de próstata, mas enfatiza que isso não afeta a masculinidade. O foco deve ser na saúde e na tranquilidade de viver bem.

Cura e Enfrentamento: Há uma mensagem de esperança, afirmando que o câncer de próstata tem cura se detectado no início. Encoraja os homens a enfrentarem o problema de frente e a serem conscientes, deixando de lado preconceitos.

Exemplo das Mulheres: O poema sugere que os homens sigam o exemplo das mulheres, que são mais abertas a cuidar da saúde e a falar sobre isso. A mensagem final é de que “homem que é homem se cuida” e que, com fé em Deus, tudo tem solução.

No geral, o poema é um apelo poderoso para que os homens cuidem de sua saúde, superem preconceitos e busquem prevenção e tratamento adequados. É uma mensagem de conscientização e encorajamento.

 

This poem is an important call to raise awareness about men's health, especially with regard to prostate cancer. Let's analyze it together:

1. Awareness and Prevention: The poem begins by highlighting the importance of being aware of prostate cancer, which can be fatal or cause impotence. The message is clear: do not neglect your health.

2. Combating Machismo: By mentioning that “Women's October is Pink”, the poem draws a comparison with Pink October, which is dedicated to raising awareness about breast cancer. It encourages men to put aside machismo and talk openly about their health.

3. Importance of the Exam: The poem addresses the discomfort that many men feel about prostate exams, but emphasizes that this does not affect masculinity. The focus should be on health and the peace of mind of living well.

4. Healing and Coping: There is a message of hope, stating that prostate cancer can be cured if detected early. It encourages men to face the problem head on and to be aware, leaving aside prejudices.

5. Example of Women: The poem suggests that men follow the example of women, who are more open to taking care of their health and talking about it. The final message is that “a man who is a man takes care of himself” and that, with faith in God, everything has a solution.

Overall, the poem is a powerful appeal for men to take care of their health, overcome prejudices and seek adequate prevention and treatment. It is a message of awareness and encouragement.