6 Dimensões do Cuidado Integral do Missionário
06 Dimensões do Cuidado Integral do Missionário
O cuidado espiritual tem como base para tudo na vida, principalmente quando se trata de fazer uma obra missionária. Precisamos estar sempre atentos, fortalecendo-nos com Deus: oração, devocional, estar em contato com a Palavra e procurar ter um relacionamento com Deus para enfrentar esse enorme desafio. 1 Timóteo 4:16 nos diz: "Cuide de você mesmo e da doutrina", um grande exemplo que esse versículo nos traz.
Nossas emoções podem nos levar por vários caminhos, pois somos seres emocionais também. Cuidar dos nossos sentimentos é necessário, pois muitas vezes somos como uma gangorra: às vezes em cima, às vezes embaixo. É importante programar momentos de descanso, separar um tempo para lazer e buscar momentos preciosos com a família e amigos. Sabemos que no deserto Deus instituiu festas com seu propósito, também para que seus filhos tenham momentos emocionais bons e divertidos.
É preciso estarmos avançando na nossa educação em todos os sentidos: literária, religiosa, cultural etc., devido ao nosso crescimento cognitivo ao longo da caminhada. "Crescei na graça e no conhecimento". Devemos sempre pensar na família como um todo nesse processo, como fez Jó, que guardava sua casa.
Devemos procurar ter equilíbrio financeiro, pois problemas nessa área podem afetar o trabalho no campo missionário. Isso se torna ainda mais desafiador quando se tem filhos, pois os gastos são muitos.
A Bíblia fala que somos templo do Espírito Santo; logo, devemos estar atentos ao cuidado da nossa saúde física. Ir ao médico, comer alimentos saudáveis e fazer exercícios são atitudes importantes.
A família é nossa base sob Deus, nossa âncora e nosso sacerdócio para que possamos realizar essa obra com força, sabedoria e paz. Se desprezarmos nossa família que caminha conosco no campo, como poderíamos fazer a obra de Deus?
Como líderes espirituais da nossa família, devemos perseverar em cuidar de todos, estejam eles longe ou perto, tendo a convicção de que Deus está no controle da nossa história. Podemos orar, conversar, mandar mensagens ou fazer ligações; de algum modo devemos agir em ajuda aos nossos familiares.
CONCLUSÃO: Deus nos chamou para essa nobre missão e garante que estamos capacitados para ela. A reflexão que fica é: em qual desses cuidados missionários estou falhando? O que preciso fazer para melhorar nesses aspectos? Quais atitudes devo tomar?
Evidentemente, essas são perguntas desafiadoras; porém, independentemente da missão, são dimensões de cuidado para a vida. Para nós como missionários será ainda mais desafiador, pois estamos numa guerra que não é contra carne e sangue.
Contudo, o Dono da Missão já nos fez vencedores em Cristo Jesus.
Marcos Viana