Desenvolvimento infantil

Diz-se que a intensidade de aprendizagem de uma criança, desde seu tempo intra uterino até os 3 anos de idade é 200 mil vezes maior do que todas as outras épocas. Olhe só a intensidade desse olhar.

É interessante que você tenha trazido essa citação! Vamos explorar o que a ciência e a pesquisa nos dizem sobre o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida:

 

Intensidade de Aprendizagem na Primeira Infância:

A primeira infância, que compreende desde o nascimento até os 3 anos de idade, é um período crucial para o desenvolvimento humano.

Durante esse tempo, o cérebro da criança está incrivelmente ativo, formando conexões neurais e absorvendo informações do ambiente de maneira acelerada.

 

Plasticidade Cerebral:

A neurociência confirma que o cérebro da criança pequena tem grande plasticidade. Isso significa que ele está sempre aprendendo e é sensível a modificações.

Os primeiros 1.000 dias, desde a concepção até os 2 anos de idade, são especialmente importantes para o desenvolvimento cerebral.

 

Importância dos Estímulos e Interações:

Durante esse período, as experiências sensoriais, as interações sociais e os estímulos ambientais têm um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico da criança.

O olhar intenso que você mencionou é uma expressão dessa intensa curiosidade e aprendizado.

 

Portanto, a citação tem fundamento científico. Investir em estímulos positivos, interações afetivas e ambientes enriquecidos durante a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

 

Diz-se que se uma criança receber um estímulo positivo todos os dias, ela vai criando ao seu redor um universo concatenado com aquilo que ela ouve e sente. Assim, se você gravar um áudio ou um vídeo falando ou mostrando através de imagens coisas boas e positivas, vai criando dentro dela um imã especial, mesmo e principalmente se ela estiver dormindo, também.

 

It is said that a child’s learning intensity from the time they are in the womb until they are 3 years old is 200,000 times greater than at any other time. Just look at the intensity in that gaze.

 

It’s interesting that you brought up that quote! Let’s explore what science and research tell us about child development in the first years of life:

 

Learning Intensity in Early Childhood:

Early childhood, which spans from birth to 3 years of age, is a crucial period for human development.

During this time, a child’s brain is incredibly active, forming neural connections and absorbing information from the environment at an accelerated rate.

 

Brain Plasticity:

Neuroscience confirms that a young child’s brain is highly plastic. This means that it is always learning and is sensitive to change.

 

The first 1,000 days, from conception to 2 years of age, are especially important for brain development.

 

Importance of Stimuli and Interactions:

During this period, sensory experiences, social interactions and environmental stimuli have a significant impact on the child's cognitive, emotional and physical development.

 

The intense gaze you mentioned is an expression of this intense curiosity and learning.

 

Therefore, the quote has a scientific basis. Investing in positive stimuli, affective interactions and enriched environments during early childhood is essential for the healthy development of children.

 

It is said that if a child receives positive stimulation every day, he or she will create a universe around him or her concatenated with what he or she hears and feels. Thus, if you record an audio or video talking or showing good and positive things through images, you will create a special magnet within him or her, even and especially if he or she is sleeping, too.