Salvação judaica
Como é a salvação no Judaísmo Messiânico
04/06/2021
Por Rosh Gilberto Branco
Salvação, dentro do contexto da Torá é o livramento da condenação eterna.
Parece um assunto bem básico, não é? Mas lamentavelmente essa palavra parece que tem perdido o sentido para algumas pessoas que tem adentrado ao mundo messiânico.
Observamos que para várias pessoas, o Brit Chadashá tem perdido totalmente a importância e a credibilidade.
É certo que todos os talmidim do primeiro Século usaram somente a Torá para explicar o Messias, mas eles tinham o testemunho de Yeshua bem fresquinho na memória, eles testemunharam dos fatos, mas nós precisamos do texto escrito para saber o que foi que o Messias ensinou, e se acharmos que o Evangelho não é confiável não será possível conhecer Yeshua.
O conceito de salvação na época da primeira aliança era um pouco diferente do que temos agora.
Observamos no texto do TANACH que personagens como os profetas, os autores dos salmos, o rei David e outros, entendiam que os justos simplesmente teriam uma existência ao lado do Eterno, e que os ímpios seriam afastados dos vivos e estariam no mundo dos mortos afastados de Deus, não havia o conceito de inferno como muitos entendem hoje em dia, mas sabiam que os desprezados colheriam as consequências de seus atos.
Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura. Provérbios 9:18
Sejam eles tirados do livro da vida e não sejam incluídos no rol dos justos. Salmos 69:28
Percebe-se também, que não havia o conceito de céu como muitos entendem hoje em dia, mas sabiam que os justos colheriam os benefícios da sua vida justificada.
O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal.
Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte. Isaías 57:1,2
Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos. Isaías 26:19
Esse conceito bastava para saberem que deveriam viver em busca da retidão e da justiça, pois era o que agradava ao Criador.
Os justos sabiam que deveriam estar purificados, por isso buscavam a limpeza espiritual através dos sacrifícios exigidos pela lei mosaica.
A sua expectativa era de viver o bem para morrer bem, não sabiam mais do que isso.
Quanto aos ímpios, bem, continuavam ímpios como fazem até hoje, sem se preocuparem com as consequências de seus atos.
Conforme o livro do profeta Isaías, o ser era mais importante do que o fazer.
Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade. Isaías 1:13
Ainda hoje vemos pessoas que pensam que o “fazer” é o fim em si. “Cumpram a Lei, eles dizem, guardem o Shabat, comam kasher, respeitem as tradições, é o que basta.”
Parece que está ótimo (aos seus olhos), mas não para por aí, também começam a dizer:
- Yeshua não é o Filho de Deus!
- A palavra que se diz sobre “Maria” ser virgem ao conceber o Messias não significa virgem, então Yeshua foi concebido como qualquer homem.
- O Novo Testamento não é confiável, foi editado pela cultura greco-romana.
- Um homem não pode dar a sua vida para tirar os pecados de outro, portanto Yeshua não morreu pelos nossos pecados
Então, os ímpios continuam ímpios, só que ímpios religiosos.
Nas palavras do profeta Isaías, o Eterno deixa bem claro;
Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! ... Isaías 1:15-17
A palavra “salvação” já existia nos tempos bíblicos, essa afirmação parece óbvia, mas tem sido negligenciada.
O primeiro uso da palavra Salvação (yeshuá), no sentido que estamos tratando está em Gênesis quando Yakov (Israel) estava se despedindo da vida.
A tua salvação espero, ó Senhor! Gênesis 49:18
Não se referia sobre uma salvação de problema ou sobre uma cura, mas sim sobre o seu relacionamento com o Eterno, sobre a sua certeza e seu anseio de enfim estar junto a Deus.
Essa palavra também é bem esclarecida no texto de Isaías;
Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Isaías 59:1,2
Vemos que aqui diz que a salvação é o bom relacionamento entre as partes, e que o pecado separa o homem do relacionamento com o Salvador.
A Palavra do Eterno não dá margem para a impunidade, pois fica claro que a salvação vem de Deus e que salvação é a remoção de qualquer acusação, mas quem não se subordinar da maneira certa permanecerá afastado e esse afastamento é catastrófico.
Conforme o que fizeram lhes retribuirá: aos seus inimigos, ira; aos seus adversários, o que merecem; às ilhas, a devida retribuição. Isaías 59:18
Mas a palavra do Eterno não é só ameaça, há também oferta de paz.
Desde o poente os homens temerão o nome do Senhor, e desde o nascente, a sua glória. Pois ele virá como uma inundação impelida pelo sopro do Senhor.
"O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó arrependerem-se dos seus pecados", declara o Senhor. Isaías 59:19,20
Já sabemos que o braço do Eterno não está encolhido para não salvar, então, como se faz para sabermos que somos salvos?
Em princípio, não estamos liberados para não cumprir o que o Eterno nos diz para cumprir, não é isso que o texto de Isaías diz, mas que para cumprir as alianças, precisamos mais do que simples ações, precisamos de posicionamento.
Neste período inicial da revelação divina, as pessoas eram incentivadas a buscar a pureza individualmente, e isso se refletia no meio social onde vivia. A boa conduta levava a uma sociedade mais justa e idealizada de viver e apenas uns poucos eram escolhidos para divulgar a mensagem da Torá, e esta apenas mostrava a santidade de Deus e a falibilidade humana.
Sabendo que o homem não é justificado pela guarda legalista dos mandamentos da Torá, mas pela confiança no Messias Yeshua, temos também crido no Messias Yeshua, para sermos justificados pela confiança no Messias, e não pela observância legalista dos mandamentos da Torá; porquanto pela observância legalista dos mandamentos da Torá ninguém será declarado justo. Gálatas 2:16
Sabemos que o profeta Isaías é conhecido como o profeta que mais tratou sobre o Messias.
A salvação tratada neste livro está intimamente vinculada à mensagem da vinda do “intercessor” e Yeshua é o modelo perfeito sobre como é a forma de vida que agrada ao Criador.
Ele viu que não houve ninguém, admirou-se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio. Isaías 59:16
Também diz em Hebreus que Ele é capaz de salvar definitivamente e é o nosso intercessor.
Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25
Com a vinda do Messias Yeshua, as coisas começaram a ficar mais claras, pois em suas mensagens Ele começou a detalhar muito mais sobre as questões do espírito e o meio onde o Eterno vive.
Ao entendermos que Yeshua é mais do que apenas um ser divino, mas que é elemento integrante do Deus criador de todas as coisas, que durante a sua missão de se despir da natureza divina e assumir a forma humana ainda manteve uma ligação com a divindade de forma ímpar em sua comunhão e oração, Ele pode saber e divulgar coisas que não estariam disponíveis ao conhecimento do homem a não ser pela revelação encontrada no Brit Chadashá.
O Shaliach Shaul alcançou um excelente grau de esclarecimento sobre o Mashiach. Esclarecimento desse tipo sempre é difícil de colocar em palavras humanas.
Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que o Messias morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, ... 1 Coríntios 15:2-4
De fato, é um grande alívio entender a redenção oferecida a nós pelo Eterno, o que podemos entender hoje em dia das doutrinas de Yeshua é muito mais do que tudo o que era ensinado pelas autoridades como os sacerdotes, doutores da Torá e rabinos da antiguidade.
O caminho que nos é oferecido remove uma capa que cobria a profundidade do que podemos entender como “divindade”.
Tente transportar-se para aquele momento descrito em Atos 2. Podemos imaginar que pessoas como Daniel, Samuel e outros que tinham o hábito de orar regularmente e sozinhos, tinham experiências incomuns de afinidade com o Criador, experiências de difícil explanação, mas quando os cerca de cento e vinte talmidim de Yeshua estavam reunidos em Jerusalém na época de Shavuot, não posso imaginar que estivessem todos no mesmo grau de introspecção ou condição meditativa que os citados acima costumavam ficar, mas todos eles tiveram uma mesma experiência de profunda imersão no poder do Espírito de Deus que capacitou a todos poderem testificar de quem era o Messias com autoridade sobrenatural, e o entendimento sobre a palavra “salvação” tornou-se um estandarte que reunia agora uma grande multidão.
Então, o que é a Salvação?
Este é um trecho da primeira pregação feita depois da unção do Ruach sobre os messiânicos.
Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Yeshua, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Messias.
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Kefa e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
E disse-lhes Kefa: Arrependei-vos, e cada um de vós seja imerso em nome de Yeshua o Messias, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:36-38
Era uma mensagem tão revolucionária, que nunca um grupo de pessoas escolhidas pelo eterno foi tão visado, perseguido e difamado como os messiânicos que anunciavam Yeshua como Messias e a sua salvação.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18
Algumas pessoas agora poderão acusar: - Isso é mensagem de cristãos, é doutrina greco-romana, etc, etc, etc. NÃO, esta é a mensagem que os judeus messiânicos desde a primeira metade do Século I usaram, usaram no Século II e assim até os gentios levarem essa mesma mensagem para a então Igreja dos Séculos III em diante, os judeus messiânicos contemporâneos a recuperaram, continuamos a proclamá-la até os dias de hoje e o faremos até a volta do Messias.
É lamentável que alguns que um dia já experimentaram o que é a palavra da salvação tenham se atrapalhado e deixaram que o maligno carregasse o que foi semeado no coração.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; Mateus 13:19
Como disse Yeshua em uma oportunidade, alguns não somente não entram, mas ainda querem impedir outros de entrar no Reino de Deus.
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. Mateus 23:13
Não podemos chamar essas pessoas de messiânicos, por isso eu as chamo de paramessiânicos, andam em paralelo, mas não no mesmo caminho, e se não estão no mesmo caminho não chegarão ao mesmo destino.
Para as pessoas que se justificam pelo legalismo, é impossível chegar ao entendimento da salvação trazida por Yeshua, a menos que haja uma revelação do Ruach na sua mente e abdiquem das suas crenças anteriores e passem a fazer uso dos recursos oferecidos para vivermos neste mundo.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:17,18
Há uma forma de conhecermos a salvação que é muito especial.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16
Isso não é conclusão da lógica humana, é revelação do próprio Criador.
Quanto aos que amam Yeshua, eu digo:
Alegrem-se com a sua salvação, pois ela é um bem preciosíssimo.
Mas não vos alegreis por que se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:20
A salvação não é um assunto banal, mas sim o mais importante de todos os assuntos que a nossa mente pode processar.
Muitos se perdem em debates sobre temas acessórios, mas não focam no que é vital. Alguns dispendem horas para falar sobre como cumprir um ritual, outros sobre como é importante não comer tal coisa, outros sobre a importância de ter certa aparência, mas quase nunca versam sobre a vida no Reino do Eterno.
Deixemos os acessórios para depois, vamos agora focar no equipamento principal. Escapemos da condenação eterna!
Escrito por