Oque o Estado pode fazer por você?

O Estado é essencial na vida de todos os cidadãos. Ele garante educação, saúde, emprego, infraestrutura e, além disso, é responsável pela administração e manutenção deles. Dito isso, é absoluta a obrigação do Estado de cumprir seus deveres para com a população visto que nós entregamos nossas esperanças, desejos e fundos, através de impostos, para o seu manejo.

Contudo, isso não acontece na realidade brasileira. Os nossos ditos representantes, os quais deveriam exercer os projetos demandados por seus respectivos eleitores, voltam sua atenção ao benefício próprio e de seus apoiadores da elite. Pegue como exemplo o período eleitoral, as ruas enchem-se de panfletos, pequenos projetos são executados e milhares de promessas são voam em vão nos discursos. Tudo isso serve para vender a imagem dos candidatos, ou seja, tem como intuito te convencer a ceder seu voto a ele. No entanto, quando um novo representante é eleito e o carnaval da eleição acaba não se ouve mais nada a respeito dele e de seus tão prometidos projetos.

Neste contexto, lembre-se da obrigação do Estado em acudir os cidadãos, lembre-se do representante eleito que oficialmente assumiu um papel na máquina estatal e herdou as responsabilidades de seu cargo, e lembre-se das promessas e dos projetos. Nossa crença no governo configura um acordo entre nós e ele próprio que deve ser cumprido.

Deste modo, para isso acontecer, para que o Estado faça algo por você, nós devemos acompanhar, analisar, demandar, manifestar nossas ideias, criticar o governo e, se necessário, protestar como membros da sociedade civil. Nossa força dissipada pelo cotidiano maçante e pela falta de empatia com aqueles que vivem sobre o mesmo domínio estatal não pode realizar nada. Devemos nos unir de modo em que todos consigam acompanhar oque ocorre em suas próprias terras e impedir o proveito dos governadores para com a massa vulnerável desorganizada. Talvez a descentralização do poder político possa ter a resposta para nossos problemas.

Felipe Yamato
Enviado por Felipe Yamato em 22/09/2024
Código do texto: T8157382
Classificação de conteúdo: seguro