Linguística presbiteral – riqueza e criatividade da homilética - Jaguariúna, SP Em Padre Ademir Bernardelli - 11/09/2024.

Autor-observador: J B Pereira

Professor e mestre em Críticas das Culturas pela UFSJ (2011) – MG.

04/05/2024

A partir da observação das homilias do Padre Ademir Bernardelli, Pároco da Igreja Matriz Santa Marias, de Jaguariúna, o bom pregador e dedicado missionário, anotei aqui o contexto de suas metáforas e figuras de linguagem, utilizado para sensibilizar o Povo de Deus. Diz de modo criativo, espontâneo, respeitoso e ético.

Objetivos:

1. Fortalecer a conversão e a evangelização na Igreja durante as missas.

2. Proporcionar a reflexão das leituras bíblicas.

3. Incentivar a participação dos fiéis por meio de orientação litúrgico-pastoral.

1º). Uso de ditado popular

Cuidado para não perder o gosto em seguir Jesus como o pão duro ... O ditado diz: “ O ditado popular "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento" Trata-se de católicos de aparência, como “mesa cujo pé está fora da altura certa; fica mancando. E o cristão que não vive sua fé de modo autêntico, não dá testemunho...” Santo Agostinho de Hipona

O ditado acima “resume essa situação de forma poética. Vivemos em uma sociedade que valoriza a imagem, a ostentação e o status. É fácil cair na armadilha de acreditar que a beleza exterior ou a posse de bens materiais são indicadores de paz interior, mas não são! 06 de jun. de 2023.”

https://pt.linkedin.com/pulse/por-fora-bela-viola-dentro-p%C3%A3o-bolorento-fernando-cesar-cardoso#:~:text=O%20ditado%20popular%20%22Por%20fora,paz%20interior%2C%20mas%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o!

2º). Criou neologismo interessante para o contexto de católico que segue Jesus com coerência: “Se seguirmos o trajetório (= itinerário) de Jesus, precisamos viver o que ele fez, viveu e amou. Se amamos como Jesus, aprendemos a agir como Jesus!” (comunidade Santa Rita de Cássia – Domingo do Bom Pastor – visita do seminarista Vinicius).

3º). Admoestação: Metáfora: Não há religião mais completa que a nossa! É a nossa família de verdade. Nenhuma igreja evangélica consegue imitar a Igreja Católica Romana. Pois é única. O católico fica parado, esperando e olhando o tempo. Perde as oportunidades. Vem a missa e fica nas aparências. Conversa vai e conversa vem. Diz assistir uma linda missa. Mas, meu irmão, o que de fato você tem feito para deixar que Jesus seja o melhor em sua vida? Não basta assistir missa, fazer um montão de novenas, terços, mas se a gente não vive Jesus, tudo o mais está perdido. Ficamos nas vitrine. Ou diante de uma obra só de verniz, mas por dentro já está podre, cheio de cupim. Uma casa fraca, sem base, feita em areia...

4º). Domingo da Ascensão do Senhor – Ano B – sábado, em cuja homilia o Padre Ademir afirma, no dia 12/05/2024, que o católico “não adianta ficar de boa aberta, como vela com laço de fita amarela diante de Jesus, sem tomar a decisão de seguir o que Jesus fez e ensinou hoje”:

“Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! (...) Os discípulos, então, saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.” (Mt 28, 19a.20b)

Obs. 01: Certamente, o padre usou a linguagem metafórica, mas não todo o conteúdo da música de Noel Rosas (onde o eu lírico apela: “Se existe alma

Se/Que há outra encarnação”). Aliás, reencarnação (ideologia pagã) não é fé da Igreja Católica Apostólica Romana. Encarnação, na Bíblia, é o mistério defendido por São João 1, 14: “... o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós...”

Obs. 02: Alusão ao imaginário popular e à música brasileira: “Noel Rosa - Fita Amarela –Quando eu morrer/ Não quero choro, nem vela/ Quero uma fita amarela/Gravada com o nome dela” - https://www.letras.mus.br/noel-rosa-musicas/78664/

5º). Domingo de Pentecoste. Era sábado, 18/05/2024, na Igreja Matriz Santa Maria em Jaguariúna, Diocese de Amparo, SP, a missa da noite, Padre Ademir Bernardelli fez a hipérbole sobre a quantidade de pessoas na festa de Santa Rita na capela da mesma santinha, no Bairro Santa Cruz. Em tom humorado, convidou a todos a participar ao dizer:

“- Aproveitem a Festa de Santa Rita – da quermesse - porque ontem havia mais 200 mil pessoas. Vá participar com sua família. Na verdade, dentro da capela, se couber mil pessoas ficam aí bem cheia.”

Na praça e no salão, onde estão telão, caixas e barracas e cadeiras com mesinhas brancas plásticas, no coreto e ao redor, lotado de carros e pessoas, devem ter 3 mil pessoas para a quermesse, diariamente. Animada por missas e celebrações especiais, procissão, Bandas ou shows, organizado tudo pela conselho da comunidade e visto do padre Ademir Bernadelli – pároco.

Boa oportunidade de agradecer graças recebidas, louvar a Deus pela vida de Santa Rita, imitar suas virtudes, pedir graças, suplicar mudança de vida católica autêntica, com bom testemunho de vida e oração. Visite a linda capela reformada e pintada nova recentemente, com capelinha interna do Santíssimo Sacramento, altares novos e amplos, piso novo, lindas imagens de Santa Rita, Santa Maria, São José, crucifixo grande, bancos envernizados, ventiladores etc.

A quermesse da 53ª Tradicional Festa de Santa Rita de Cássia terá público de 18 mil pessoas se somados os 6 dias da Festa de Santa Rita, que acontece de 17 a 22 de maio de 2024, segundo o padre e o Informativo Santa Maria, Edição 26, Ano 03, maio de 2024.

6º). Padre Mi, na missa dominical da Natividade de Nossa Senhora, no dia 10 de set. de 2024, às 19 h, em Jaguariúna, Igreja Santa Maria, Novena e Festa da Padroeira da dessa cidade, enfatizou a presença de Nossa Senhora Nossa Mãe e Nossa Irmã. E visualizou que Nossa Senhora dirá aos seus filhos rebeldes que não a aceitam: - Eu sou a Mãe de Vocês. E me ignoraram na Terra.” E vai dar um puxão de orelha nos filhos e nas filhas rebeldes.

Gênesis 3, 15 - Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

Maria Santíssima, esposa do Espírito Santo, é a Nova Eva, esta a Imaculada Conceição, em vista dos méritos de Jesus, na linha direta com Eva, a primeira mulher pecadora, mulher de Adão. O que Eva atou no pecado, Maria desatou com seu Sim." Santo Irineu de Lyon, século II.

https://www.fatima.org.br/biblia-online/?book=genesis&chapter=3

João 19, 25-27

25 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.

26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe:

- Mulher, eis aí o teu filho.

27 Depois disse ao discípulo:

- Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/19

Maria é a Mãe do Meu Senhor, Fiel desde Nazaré, Belém até o Calvário. Estava de pé diante da cruz do Salvador, é a Mãe do Salvador. Primeira discípula. Primeira cristã, sem ela não seríamos cristãos, católicos.

Jesus oferece sua Mãe a João Evangelista aos pés da Cruz. E a chama de Mãe, porque de fato sempre foi a Mãe de Jesus.

Não pode ser mãe natural ou biológica se não for mulher, ter útero! Maria é a mulher pura e mãe de Jesus e modelo dos que seguem Jesus! Maria gerou Jesus por obra do Espírito Santo e não por concurso ou curso de homem algum.

"Virgem no parto, antes e depois do parto." É a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Dogma da Igreja Católica Apostólica Romana.

E depois a chama de Mulher, do mesmo modo como Deus no jardim do Éden falou com Eva. Porque Eva é a mãe ou mulher primeira na natureza e no pecado. E Maria Santíssima, é a Mulher escolhida sem o pecado original para gerar Jesus sem o pecado, modelo da Igreja, modelo de espera do Espírito Santo, conforme Atos 1, 14: Gênesis 3,15; Gálatas 4,4; Apocalipse 12, 1-3; Cantares 6,10: Lucas e Mateus capítulos 1 e 2; João 2, 1-11.

Presença de São José e o nome puríssimo da Virgem Maria em Mateus 1:

"18 - Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.

19 - José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.

20 - Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.

21 - Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.

22 - Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:

23 - Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.

24 - Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

25 - E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus."

https://www.fatima.org.br/biblia-online/?book=sao-mateus

Obs.: Mateus 1:20-25 NTLH

"Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus."

A melhor Bíblia é aquela que une as Escrituras judaicas com a Bíblia Septuaginta (200 anos a.C.).

A Igreja soube unir as duas e criou a Bíblia com esse nome designando os livros inspirados por Deus ou cânone. São 76 livros ao todo. A escritura dos rabinos e judeus só admitiam a Torá, livros de origem hebraica e rechaçavam os livros de origem grega por causa do nacionalismo hebreu radical.

E os cristãos de Jerusalém , das comunidades de Paulo e de cristãos de Roma aceitavam a Septuaginta por ser mais completa sobre a inspiração do Espírito Santo e sobre a vida de Israel e sobre Jesus. Lutero se apegou e traduziu o que ele denominou Bíblia dos judeus (aprovada pelos judeus, que não queriam a Septuaginta). Aí tem a grande diferença entre as Bíblias católica e protestante ou evangélicas.

O versículo acima da Bíblia Novo Testamento em Linguagem Hoje deixa a ambiguidade de que José não teve relações com Maria até o nascimento de Jesus. Depois, sim, poderia ter tido.

Contudo, a interpretação mais antiga e autorizada pela Patrística e pelo Magistério Apostólico, desde a origem da Igreja, Fiel intérprete e inventora da Bíblia (antes só existiam as Escrituras dos Judeus) afirmam que jamais José teve relações com Maria, por ter sido escolhido por Deus e respeitado Maria. Porque sabia José que Maria era a Esposa do Espírito Santo, Deus Pai é o Pai de Jesus, Filho de Deus. José foi escolhido para ser o pai nutrício ou adotivo, na forma de Lei ou da Torá, para conduzir a Família Sagrada e cuidar de Jesus e soube totalmente respeitar a virgindade e maternidade de Maria, mistério de Amor, em que Deus quis e reservou ao seu Filho Unigênito. Maria é mãe Unica de Jesus, único filho de Maria. Jesus é o Filho Legítimo de Deus e nós os adotados em Jesus como nosso único Salvador. Maria é a Mãe do Salvador. Mas, foi preservada do pecado original para gerar Jesus sem o pecado: Gálatas 4, 4.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 11/09/2024
Código do texto: T8149168
Classificação de conteúdo: seguro