DIVIDE ET IMPERA

 

A governança paulista, há muitos e muitos anos, usa a estratégia de "dividir para reinar" em tudo que diz respeito à Educação.

O principal agente para o processo educacional é o Professor, é o que penso. Assim, ao descontentar a classe docente, promover o assédio moral junto à classe, alcança com muito sucesso a descontrução da Educação pública no Estado de São Paulo.

 

Quando iniciei o meu trabalho na gestão de escola pública, ainda muito jovenzinha, existia na Secretaria da Educação do Estado um processo de avaliação de mérito do professor. Toda escola recebia um pacote de conceitos que deveria ser distribuido entre os docentes... vinte por cento "Muito Bom", o famoso MB; sessenta por cento "B", o Bom; e os outros vinte por cento restantes "Regular" R. Obrigatoriamente, o conjunto dos professores daquela escola seria assim classificado. Quem recebia o "MB" estava com o aumento salarial garantido. O "B", também, garantia um acréscimo no salário, menor, mas recebia algum acréscimo. Os outros vinte por cento "R" nada recebia, além da humilhação de ter o seu trabalho classificado como ruim... publicamente.

 

Momentos de muita tensão, rejeição, descontentamento, baixa estima, síndrome de burnout, divisão no capital social, constrangimentos para o diretor da escola e outros descalabros causavam a desmotivação nos Mestres. Além do que, profissional infeliz não alcança objetivos.

 

De lá pra cá...  os processos de avaliação docente mudaram de nomenclatura, mas o interior e o objetivo continuam o mesmo... dividir para desconstruir a educação pública.

 

No atual governo paulista a avaliação de mérito aprofundou o abismo. Apenas vinte por cento do conjunto do magistério receberá o "bônus" que distribui valores para essa pequena fração dos profissionais , dinheiros entre dois mil e trinta mil reais.

Os demais... serão jogados no limbo, olhando pelo buraquinho da janela o ágape festivo na desconstrução da Educação Pública em São Paulo.

 

Maquiavel e outros... devem sorrir nas plataformas do além.

Divide et impera!

 

 

 

 

 

 

 

foto by Zaciss