Felicidade, satisfação, paz...

Satisfação, felicidade e paz confundem-se. Ou, para não ser genérico ou absoluto, podem confundir-se.

Sem pretensão de exaurir as categorias vai, aqui, no momento, apenas uma reflexão introdutória do pensando e dos pensados. Outro momento avançamos. Ou não.

Satisfação. Em geral, tem uma ligação com fato, evento ou situação objetiva. Portanto, vem de fora do sujeito. Pode demorar. É pessoal. Não pode ser compartilhada. Mas, pode contagiar.

Felicidade. É complexo distinguir felicidade de alegria e satisfação. No entanto, felicidade não precisa de objeto externo. Pode ocorrer na absoluta solidão, ou entre pessoas. Igualmente, pode demorar.

Paz. Diferente de felicidade, satisfação e qualquer sensação de bem-estar. Não tem nenhuma relação com objeto de fora do sujeito. É única, cada vez que ocorre. Dura pouco tempo. Em geral, ocorre quando se está só, no silêncio. Não é possível sentir paz no meio de pessoas. Não se sente paz acompanhado. Penso. Também, não é possível compartilhar, nem descrever.

Se a sua interpretação ou compreensão é diferente da minha... ok, sinta-se em paz.

PROFESSOR_PÊPÊ
Enviado por PROFESSOR_PÊPÊ em 14/07/2024
Código do texto: T8106486
Classificação de conteúdo: seguro