SITUAÇÕES... de vida ou morte.

Opinar acerca de uma situação ou evento extremo, decidido por alguém em condições desconhecidas por quem opina é, quase sempre, um erro.

Julgar não nos cabe por princípio moral. Ainda temos princípios morais?

Analisar é uma das formas positivas diante dos fatos. Em si, analisar implica argumentar, com base em fatos, quando possível, e uma perspectiva fundamental em construir conhecimento visando explicar os fatos. Difícil, porque pensar, refletir e argumentar são pesadelos para boa parte dos aventureiros das arenas modernas de comunicação (redes sociais, grupos...).

Então, diante de uma situação de vida ou de morte (provocada ou consequente), inicialmente incompreensível mediante a lógica racional, munir-se de fatos e elementos da realidade (e das realidades) pode ajudar entender ou explicar eventos.

Sim, existe uma realidade e existem realidades na base de todos os eventos. Nunca é somente um fato ou uma realidade, isolada, que determina ou mesmo condiciona um evento. São muitos e múltiplos.

Concluindo, por ora, usando como exemplo a morte inusitada de alguém, a única maneira positiva (diria humana) é partir da análise das realidades que compõe aquele momento.

Por fim, é um equívoco afirmar que temos pleno poder sobre a realidade ou realidades. Não temos. Por isso, julgar não nos cabe. Analisar, admite-se.

PROFESSOR_PÊPÊ
Enviado por PROFESSOR_PÊPÊ em 07/07/2024
Reeditado em 07/07/2024
Código do texto: T8101612
Classificação de conteúdo: seguro