DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ, DE QUE LADO VOCÊ QUER FICAR?

 

O título acima faz parte da música “palácios” autoria de Carlinhos Felix muito cantada pelo grupo Rebanhão entre os anos 70 e 80 e faço uso dela há este instante para trazer você cristão, evangélico, protestante ou crente – a terminologia é o de menos relevância aqui – pois, o importante é que você saiba “de que lado você está”. Por que talvez nem você mesmo saiba ainda.

 

Você se diz cristão pertencente a uma igreja evangélica, ainda que não batizado, membro, ou não tenha firmado um compromisso com ela, a igreja – pois seu compromisso deveria ser com o Cristo da igreja – você canta, levanta suas mãos dá dízimos ofertas, relaciona-se com os demais da comunidade como sendo parte dela, e quando perguntado sobre qual fé professa, você diz: sou evangélico! Ou, talvez, use outra nomenclatura já à cima citada. Quero que saiba que o lado no qual você está, definirá o lado que você quer, e vai ficar. É uma questão de escolha! O que você não pode é ficar em cima do muro, servindo a dois senhores. A bíblia nos diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro” (Mt 6.24). Há um adágio popular que diz: “ficar em cima do muro é levar pedradas dos dois lados”. Você não pode servir a Jesus e servir a João ao mesmo tempo, ainda que esse João seja o Batista. Aliás, o próprio João Batista quando pregava o evangelho, vendo Jesus se aproximar, para não deixar margens de dúvidas aos seus discípulos quanto a quem servir, olha para Ele, e talvez, apontando, diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele do qual eu disse: ‘depois de mim vem um homem que tem a excelência, pois que já existia antes de mim…” (Jo 1.29b, 30). Antes, falando de Jesus, ele já houvera dito: “Depois de mim vem Aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno sequer de curvar-me para desamarrar as correias das suas sandálias (Mc 1.7). João Batista era decidido, sabia de que lado estava e a quem servia! E você, a quem serve? É crente, mas, está aí morrendo de vontade de se entregar aos desejos da carne, de cair na orgia “joanina” e beber do cálice da prostituição que o paganismo oferece para aqueles que já são seus. Sente desejo? É a gente sente, muitas vezes, podemos até sucumbir ao desejo; mas, permanecer no pecado daquele desejo não! Permanecer é escolher onde se deseja ficar. Então você não sabe de que lado você está, nem de que lado você quer ficar. Uma hora, com Jesus; outra hora, com o João? Você até inventa coisas pra fazer na rua para poder flertar com o pecado joanino. Você se sente seduzido, atraído. Tudo que você quer, é ir. Então vá! Tome uma decisão de que lado você quer ficar. Porque cristianismo não caminha de mão dadas com o mundanismo! Ou Cristo, ou o Mundo! Mas, saiba de uma coisa, os dois, você não pode ter. Os dois, não se coadunam não se combinam não se amalgamam não se misturam. Então, pare de enganar a si mesmo (a)! Quem é nascido de Deus, nascido de cima, que foi gerado de novo, pela palavra e pelo Espírito não sente tais desejos. É insensível aos apelos do mundo, porque já morreram para ele. É nova criatura! “Portanto, se alguém está em Cristo, (grifo meu) é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!”(2CO 5.17). Somente quem está em cristo e que morreu para o mundo, e o mundo para si e sabe a que lado pertence.

 

De que lado você está, de que lado você quer ficar? O lado que você está determinará o lado que você vai ficar quando a morte lhe vier buscar; ou, quando da volta de Jesus. Ele, dirá: “Afastai-vos da minha presença, vós que praticais a iniquidade...” (Mt 7.23). Pra quem você acha que Jesus dirá estas palavras, pra descrentes? Não! Será para crentes. Olha o que estas pessoas dizem antes pra Jesus: “... profetizamos em teu nome. Em teu nome expulsamos demônios, e em teu nome, realizamos muitos milagre.” Cantei cânticos dos crentes, carreguei minha bíblia, participei de cultos de vigília, dei dízimo, ofertas etc., crentes! Gente, como você, fez todo; mas, crentes que serviam a dois senhores... 

 

O que Jesus faria em meu lugar? Ele dançaria quadrilha? Como você pode pensar e agir de acordo com os valores e princípios bíblicos e ensiná-los a esta geração? Ensiná-los a seus filhos? Se você, não dá testemunho real e verdadeiro da fé que você professa? 

 

A Bíblia diz claramente o quanto irrita ao nosso Deus a adoração a outros deuses. A quadrilha se parece com a festa relatada em Êxodo 32 – “Arão edificou um altar diante do bezerro de ouro e anunciou: Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor (...) Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra (...) Disse o Senhor a Moises: Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora para que a minha ira se acenda contra eles, e ou os destrua. Depois farei de você uma grande nação." 

 

De que lado você, suas crianças e jovens estão: do povo cabeçudo ou do lado da grande nação? Você está em comunhão com Deus ou com os demônios? (1Co 10:14-24). Olhe o que a bíblia diz: "Vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (1Co 10:21). São estes princípios e outros mais, que temos a oportunidade de ensinar aos nossos filhotes nesta época de festas junina, pois "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica". 1Co 10.23. 

 

Se você ainda acha que festas juninas são inofensivas, sem perigos, se tiver paz para comemorá-la e deixar suas crianças se envolverem, vá em frente, mas sabendo que todos os espíritos cultuados nesta festa estarão com vocês. Escolha agora, o lado que você quer estar.