"REFLEXÃO DA VIDA"

A NOSSA VIDA É FEITA DE ALTOS E BAIXOS, MAS LUTAMOS DIA A DIA PARA VENCERMOS CADA BATALHA, MESMO QUE CRUEL, PARA O BEM DO RETORNO REALMENTE VOLTE PARA NÓS.

IMAGINE-SE EM UMA FLORESTA, ONDE NÓS TRILHAMOS UM CAMINHO, O CERTO OU ERRADO.

SE NÓS NÃO DEMARCARMOS O CAMINHO QUE VAMOS SEGUIR, PODEMOS IR MUITO LONGE PARA MUITOS LUGARES E TALVEZ PODEMOS NÃO NOS ACHAR E PERDEMOS O CAMINHO DE VOLTA.

A VIDA NÃO É UM CONTO DE FADAS E NEM FEITO DE PALAVRAS BONITAS.

ELOGIOS? QUEM NÃO GOSTA DE ELOGIOS? TODO MUNDO GOSTA.

MAS OS ELOGIOS DEVEM SER SINCEROS, PARTIR DO CORAÇÃO.

CONTRUÍMOS A CADA DIA UM CAPÍTULO NOVO NA NOSSA VIDA E DENTRO DESSA HISTÓRIA RECEBEMOS PESSOAS DE DIFERENTES PADRÕES DE VIDA E NÃO DEVEMOS DESDENHAR, ESNOBAR E NEM HUMILHAR NINGUÉM, TALVEZ ACHANDO QUE PODEMOS SER SUPERIORES AOS MAIS HUMILDES.

LIDAR COM PESSOAS É UMA TAREFA MUITO DIFÍCIL E UM EMPREENDIMENTO QUE NÃO É TODO MUNDO QUE QUER CARREGAR.

AS VEZES FICO PENSANDO NAS MILHARES DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO COM UM VASTO E DIFERENTES PROBLEMAS, NACIONALIDADES DIFERENTES, PERSONALIDADES, PENSAMENTOS, CULTURAS, ENFIM, E O QUE ESTAMOS FAZENDO INDIVUALMENTE PARA CONTRIBUIR QUANDO ALGUÉM DESEJA OU TEM A POSSIBILIDADE E ATÉ MESMO A PACIÊNCIA PARA NOS AJUDAR, ESTAR AO NOSSO LADO.

TEMOS UM EXEMPLO MUITO VALIOSO, QUE É SOBRE A HISTÓRIA DE MOISÉS:

MOISÉS, TEVE UMA MISSÃO MUITO IMPORTANTE, A DE LIBERTAR O POVO DE ISRAEL DA ESCRAVIDÃO DO EGITO.

Deus fala com Moisés

Moisés ficou morando em Midiã por 40 anos. Lá ele se casou e teve filhos. Um dia, ele estava perto do monte Sinai cuidando de suas ovelhas. Então, ele viu algo muito estranho. Uma pequena árvore estava pegando fogo, mas não se queimava! Moisés quis ver de perto o que estava acontecendo. Quando ele chegou perto da árvore, ouviu uma voz dizer:

— Moisés! Pare onde você está. Respeite o lugar que você está pisando e tire suas sandálias.

Era Jeová que estava falando com Moisés. Moisés ficou com medo e cobriu o rosto.

— Eu sei que os israelitas estão sofrendo muito. Eu vou levar todos eles pra morar num lugar muito bom. Eles não serão mais escravos dos egípcios. E eu escolhi você pra tirar o meu povo do Egito.

Moisés deve ter ficado com muito medo quando Deus disse isso para ele. Por isso, perguntou:

— Mas e se eles perguntarem quem me mandou pra ajudá-los? O que eu falo?

— Diga a eles que foi o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, que mandou você.

— E se eles não acreditarem em mim?

Como Moisés ainda estava com medo, Deus decidiu dar uma prova de que iria ajudá-lo. Ele mandou Moisés jogar o seu bastão no chão. Quando o bastão caiu no chão, ele se transformou numa cobra! Moisés agarrou a cobra pela cauda, e ela se transformou em bastão de novo. Deus disse:

— Quando os israelitas virem você fazendo isso, vão acreditar que fui eu que mandei você.

— Mas, Senhor, pra mim é difícil falar na frente de outras pessoas.

— Eu vou te dizer o que você vai falar. E seu irmão Arão vai com você.

Moisés agora tinha certeza que Deus iria ajudá-lo. Então, ele foi com a esposa e com os filhos de volta para o Egito.

O Criador é compreensivo

O nosso Criador, compreende plenamente a imperfeição humana. Ele comissionou Moisés como seu porta-voz quando da retirada dos israelitas do Egito. Fez isso sabendo perfeitamente que Moisés tinha um defeito na fala que lhe dificultava a comunicação. Sabia também que Arão, irmão de Moisés, era fluente. “Sei que ele fala fluentemente”, disse Deus. (Êxodo 4:14, Almeida) Contudo, Moisés tinha outras qualidades muito mais importantes, como lealdade, bondade, fé e brandura. (Números 12:3; Hebreus 11:24, 25) Apesar das objeções de Moisés, Deus insistiu na escolha dele como líder de Seu povo e, ao mesmo tempo, levou em conta os temores de Moisés designando-lhe Arão como porta-voz. — Êxodo 4:10-17.

“Não fiquem preocupados com o que falar ou como falar, porque naquela hora lhes será dado o que falar.” — Mateus 10:19 .

MESMO ASSIM FARAÓ SE NEGOU A LEBERTAR O POVO E DEUS LANÇOU AS DEZ PRAGAS, FARAÓ CONTINUOU OBSTINADO, MAS DEPOIS DE TER PERDIDO SEU FILHO PRIMOGENTO NA ÚLTIMA PRAGA, ELE DEIXOU OS ISRAELITAS IREM. SÓ QUE DEPOIS ELE VOLTOU ATRÁS E FOI EM BUSCA DO POVO E PARA MATAR MOISÉS. SÓ QUE ELE ESQUECEU PRONTAMENTE QUE DEUS ESTAVA NA LIDERANÇA E COMANDANDO TUDO. ABRIU O MAR VERMELHO E O POVO SAIU DE VEZ DA ESCRAVIDÃO DO EGITO.

MOISÉS FOI CONSIDERADO O HOMEM MAIS MANSO DA TERRA E PARA LIDAR COM A OBSTINAÇÃO DE FARAÓ E DEPOIS OS PRÓPRIOS ISRAELITAS PASSARAM A RECLAMAR, PRINCIPALMENTE QUANDO MOISÉS FOI PARA O CUME DO MONTE RECEBER AS PEDRAS DOS DEZ MANDAMENTOS QUE DEVERIA DAR AQUELE POVO, QUANDO ELE DESCEU, O POVO ESTAVA FAZENDO O QUE? FIZERAM UM BEZERRO DE OURO PARA ADORAR SUBSTITUINDO A DEUS, SE TORNARAM UM POVO INGRATO, RESMUNGÕES E DESOBEDIENTES. ATÉ MESMO QUANDO DEUS DEU MANÁ PARA ELES, FIZERAM ERRADO E RECLAMARAM, QUERIAM COMER CARNE E DEUS ENVIOU CORDOZINES PARA ELES DEPOIS DE TANTO RECLAMAREM E DIZER QUE NO EGITO ELES COMIAM BEM, VERDURAS, CARNE, MAS SE ESQUECERAM QUE ERAM ESCRAVOS DE UM HOMEM CRUEL E QUE MUITOS DELES MORRERAM NA ESCRAVIDÃO.

Vez por outra, os israelitas ficavam descontentes com a sua situação e resmungavam. Por exemplo, apenas algumas semanas após a sua libertação da escravidão no Egito, “toda a assembléia dos filhos de Israel começou a resmungar contra Moisés e Arão”. Os israelitas se queixaram da comida, dizendo: “Se somente tivéssemos morrido pela mão de Jeová na terra do Egito, enquanto estávamos sentados junto às panelas de carne, enquanto comíamos pão a fartar, porque nos fizestes sair a este ermo, para fazer toda esta congregação morrer de fome.” — Êxodo 16:1-3.

Na verdade, Deus supria as necessidades dos israelitas no ermo, amorosamente fornecendo-lhes comida e água. Jamais houve uma ameaça de os israelitas morrerem de fome no ermo. Num espírito de descontentamento, porém, eles exageraram as suas dificuldades e começaram a resmungar. Embora dirigissem suas queixas contra Moisés e Arão, aos olhos de deus o verdadeiro alvo desse descontentamento era ele próprio. Moisés disse aos israelitas: “Deus ouviu os vossos resmungos . . . contra ele. E que somos nós? Vossos resmungos não são contra nós, mas contra Deus.” — Êxodo 16:4-8.

Não muito tempo depois, os israelitas resmungaram outra vez. Moisés havia enviado 12 homens para espionar a Terra Prometida. Dez deles voltaram com informações negativas. O resultado? “Todos os filhos de Israel começaram a murmurar contra Moisés e Arão, e toda a assembléia começou a dizer contra eles: ‘Se tão-somente tivéssemos morrido na terra do Egito ou se tão-somente tivéssemos morrido neste ermo! E por que nos leva Jeová a esta terra [Canaã] para cairmos pela espada? Nossas esposas e nossos pequeninos ficarão por saque. Não é melhor voltarmos ao Egito?’ ” — Números 14:1-3.

Que mudança na atitude de Israel! A gratidão inicial por sua libertação do Egito e pela travessia do mar Vermelho a salvo fez com que cantassem louvores. (Êxodo 15:1-21) Diante dos desconfortos do ermo e do medo dos cananeus, porém, a gratidão do povo de Deus foi substituída por um espírito de descontentamento. Em vez de agradecerem a Deus por sua liberdade, eles o culpavam pelo que erroneamente encaravam como privação. Assim, os resmungos refletiam a falta de devido apreço pelas provisões.

ÁS VEZES ERRONEAMENTE TEMOS ATITUDES SIMILARES, TALVEZ DE ORGULHO, OBSTINAÇÃO, DESLEALDADE PARA COM DEUS. E COMO JULGAMOS O NOSSO PRÓXIMO? NÃO SERIA MELHOR PRIMEIRO REVER OS NOSSOS ERROS E TENTAR CORRIGI-LOS AO INVES DE QUERENDO PROCURAR UM CULPADO DAS COISAS ERRADAS QUE ACONTECEM CONOSCO? SE NO PASSADO JÁ FOI DIFÍCIL PARA MOISÉS LIDAR COM TODA ESSA SITUAÇÃO DESAFIADORA, IMAGINE NO NOSSOS DIAS QUE AS COISAS ESTÃO BEM MAIS COMPLICADAS, AS PESSOAS ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS COM A MENTE FECHADA PARA OUVIR UM CONSELHO. ENTÃO NÃO FECHEMOS ESSA PORTA, DEIXE ELA ABERTA, PARA PENETRAR EM NOSSAS MENTES A HUMILDADE, O AMOR, O PERDÃO E A RECIPROCIDADE. NÃO ESPERE RECEBER ALGUMA COISA EM TROCA QUANDO FIZERMOS ALGO PARA ALGUÉM, NEM PROCURAMOS SE APROVEITAR DA BONDADE DAS PESSOAS PARA PRESSIONÁ-LAS A FAZER ALGO QUE NÓS ACHAMOS QUE TEMOS O DIREITO DE TER, MESMO QUE TALVEZ NEM TEMOS.

NO MOMENTO QUE APRENDERMOS ESSAS E OUTRAS LIÇÕES DA VIDA, DE EXEMPLOS COMO A PACIÊNCIA DE MOISÉS, NOS TORNAREMOS PESSOAS MELHORES E VAMOS TER CONDIÇÕES DE TAMBÉM AJUDAR OS OUTROS. NÃO ADIANTA QUEREMOS AJUDAR AS PESSOAS SE NÃO NOS AJUDARMOS PRIMEIRO.

PASSAMOS POR PROBLEMAS E DIFICULDADES? SIM, TODOS NÓS PASSAMOS, MAS OS PROBLEMAS PODEM SER PARECIDOS, MAS NÃO COMPARATIVOS, POIS TEM PESSOAS QUE SABEM LIDAR MELHOR E PULAR AS BARREIRAS E OBSTÁCULOS NA VIDA E OUTROS JÁ TEM UM POUCO DE DIFICULDADE E NECESSITA DE APOIO. MAS TAMBÉM É PRECISO ACEITAR, ENTENDER E PRATICAR E ACIMA DE TUDO NÃO FAZEMOS NADA NESSA VIDA SEM TER DEUS AO NOSSO LADO, POIS SE COM ELE JÁ TÁ DIFÍCIL, IMAGINE SEM ELE! NOS ACHEGUEMOS A ELE EM ORAÇÃO, MESMO QUE EM SILÊNCIO, DEMOS GLÓRIA A TUDO, POIS MESMO PELAS COISAS RUINS PODE SER UMA PROVAÇÃO QUE TEMOS QUE ENFRENTAR E VEREMOS BONS RESULTADOS LÁ NA FRENTE.

PRA FINALIZAR, LEMBREMOS DE UMA COISA, O DIABO ESTÁ SOLTO COMO UM LEÃO FEROZ PROCURANDO QUEM DEVORAR, E ELE NÃO DORME E É POR ISSO QUE NOS APROXIMAR DE DEUS É IMPORTANTE, POIS SE O DIABO NÃO DORME, DEUS TAMBÉM NÃO.

Simon Pierry
Enviado por Simon Pierry em 19/06/2024
Reeditado em 19/06/2024
Código do texto: T8089224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.